20 de Novembro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » DESTAQUE

Educação infantil: Qual a idade certa para ir à escola?

A escola Esperança situada no centro de Tupã atende a criança que inicia sua jornada escolar aos 4 meses, na Educação Infantil, até o Ensino Fundamental com 6 anos.

Decidir quando os filhos devem começar a frequentar a escola é um dilema que tira o sono de muitos pais. Além de todas as inseguranças relacionadas à adaptação, pode surgir também, por parte dos pais, a dificuldade de se desapegarem dos filhos ou até mesmo o sentimento de culpa por deixá-los sob os cuidados de outras pessoas.

Acredite, tudo isso é normal e faz parte dessa etapa, mas os pais devem ter em mente que a idade ideal para as crianças começarem a ir à escola ou à creche vai variar caso a caso.

De acordo com a pedagoga da Escola Esperança, Vanessa Satolo, o melhor momento é quando a família e a criança estiverem prontas para essa nova etapa. "Cada família tem uma realidade, uma rotina, cada uma tem o seu tempo. Então a família tem que estar preparada, se sentir segura e entender que é o momento da criança ir para a escola, que lá ela estará sob os cuidados de pessoas preparadas”, lembra a pedagoga.

Antes dos 4 anos o ensino não é obrigatório, no entanto, pensando no desenvolvimento da criança, é importante que a criança possa ser inserida nesse novo mundo, cheio de descobertas e alegrias.

A pedagoga explica que novas pesquisas da neurociência mostram que quanto mais cedo a criança for introduzida no ambiente escolar de qualidade, sendo estimulada de maneira adequada, tendo a chance de brincar, ter contato com a natureza, explorar o mundo, não apenas seu desenvolvimento cognitivo melhora, mas seu desenvolvimento emocional também é beneficiado.

"A criança fica mais madura, desenvolve mais as habilidades emocionais. O que acontece é um estímulo maior do ponto de vista de sociabilização e autonomia da criança, ou seja, os ganhos são principalmente nas competências sócioemocionais, derrubando o mito de que crianças que frequentam a escola desde bebê seriam mais carentes de afeto".

Vanessa Satolo explica que não há um período do ano específico. "Não existe a questão do ano letivo. Não precisa ser em janeiro. É mesmo o momento que a família sentir que está pronta para a criança vir pra escola. Ela irá passar por um período de adaptação normal. A escola deve estar preparada para receber a criança em qualquer período do ano”, ressalta a pedagoga.


A escola Esperança está localizada Rua Antônio Digigow, esquina com a Rua Nhambiquaras, 231, centro de Tupã.


Escola Esperança

A escola situada no centro de Tupã atende a criança que inicia sua jornada escolar aos 4 meses, na Educação Infantil, até o Ensino Fundamental com 6 anos. Os pais interessados em conhecer mais a proposta pedagógica da Escola devem procurar a unidade de ensino na Rua Antônio Digigow, esquina com a Rua Nhambiquaras, 231, centro de Tupã. Mais informações, ligue: (14) 3491-1440.

Redação Tupacity.com/Especial Publicitário
+ VEJA TAMBÉM