20 de Setembro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Município aguarda liberação da Regional de Saúde para ampliar vacinação contra sarampo

O Ministério da Saúde determinou que, a partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.

A Prefeitura de Tupã disse que está aguardando a liberação da Diretoria Regional de Saúde de Marília (DRS-IX) para ampliar a vacinação contra sarampo para crianças entre 6 meses e menos de 1 ano.

O Ministério da Saúde determinou que, a partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.

A medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

Para isso, o Ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.

Apesar da determinação do Ministério da Saúde sobre a vacinação para esta faixa etária, a Diretoria Regional de Saúde de Marília ainda não foi informada oficialmente sobre ampliação da vacina, e, apesar dos insistentes questionamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Tupã ainda não se posicionou sobre possibilidade de iniciar a vacinação para esse novo público.

O executivo informou em nota que todas as unidades de saúde tupãenses dispõem de doses suficientes para atender todas as crianças entre 6 meses e menos de 1 ano e que só está aguardando a liberação da Diretoria Regional de Saúde para iniciar a vacinação.

"Uma nova reunião está sendo convocada pela Diretoria Regional de Saúde de Marília para esta sexta-feira, quando novas deliberações sobre a vacinação contra sarampo podem ser anunciadas", diz o texto.

A Prefeitura de Tupã também pediu a compreensão dos pais e esclareceu: "as secretarias municipais de saúde não podem iniciar qualquer tipo de vacinação sem a autorização da Diretoria Regional e garante que todas as unidades de saúde de Tupã estão preparadas para imunizar a nova faixa etária contra sarampo assim que a vacinação for liberada".

Redação Tupacity.com
+ VEJA TAMBÉM