20 de Novembro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Vacinação antirrábica está suspensa em Tupã

Falha na distribuição de doses foi comunicada através de um ofício circular emitido pelo Estado de São Paulo no Instituto Pasteur.

Um atraso no envio de doses da vacina antirrábica pelo Ministério da Saúde fez com que a cidade de Tupã tivesse que suspender a "Campanha de Vacinação Contra a Raiva” deste ano.

De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Robison Luis, a falha na distribuição de doses foi comunicada através de um ofício circular emitido pelo Estado de São Paulo no Instituto Pasteur. No ofício, foi informado também que a próxima remessa da vacina está prevista para chegar somente em novembro de 2019.

"Estávamos organizando tudo para a realização campanha, mas o estado nos enviou um ofício circular comunicando o desabastecimento da vacina antirrábica para cães e gatos em todo o estado, afetando diretamente a distribuição para os municípios, inclusive o nosso”, disse

Robison comentou ainda que, mesmo com o desabastecimento, as ações de vigilância, prevenção e controle continuarão normalmente. "Principalmente neste momento de desabastecimento da vacina para cães e gatos, as ações de vigilância serão reforçadas pelo CCZ. Nossos agentes estão preparados para lidar com quaisquer zoonoses e irão redobrar os esforços para cuidar dos nossos animais e município”, destacou.

O responsável pelo CCZ também explicou que quando a situação for normalizada, o município irá promover a campanha. "Como não temos estoque de doses e o estado não forneceu a remessa necessária para a realização da campanha, nós não conseguiremos realiza-la em setembro, mas assim que recebermos a vacina, nós faremos”, concluiu.



Com informações Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM