20 de Outubro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Escolas Joaquim Abarca e Irene Resina funcionarão em tempo integral a partir de 2020

As duas escolas entram, a partir do próximo ano, para o projeto do Governo de São Paulo, "Ensino Integral

As Escolas Estaduais de Tupã, Irene Resina e Joaquim Abarca funcionarão em tempo integral a partir de 2020.

As duas escolas entram, a partir do próximo ano, para o projeto do Governo de São Paulo, "Ensino Integral", que são escolas que contam com jornada de estudos de até nove horas e meia.

Atualmente, segundo o Governo, 417 unidades oferecem o novo modelo de ensino em tempo integral, que atendem mais de 141 mil estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e jornada de oito a nove horas em média. Os alunos contarão com quatro refeições diárias.

As duas escolas de Tupã foram escolhidas por terem espaço adequado para receber esta modalidade de ensino. De acordo com a dirigente Regional de Ensino Lucimeire Rodrigues Adorno, os alunos chegam na escola no período da manhã e ficam até à tarde, participando de aulas e de movimentos educacionais.

"Este programa Ensino Integral veio para ter uma formação diferenciada para os alunos. Fomos procurados por alguns pais e vereadores, há alguns anos, assim que o programa começou no Estado de SP e até então não tínhamos a oportunidade de ofertá-lo. A partir de 2020 teremos esta oportunidade no município de Tupã", disse.

A diretora da EE Joaquim Abarca, Denise Morais Lourenço, disse hoje (26) em entrevista à Rádio Nova Tupã, que no período em que o aluno estiver na escola, ele poderá cursar disciplinas regulares e disciplinas de grade diversificada.

"Estas disciplinas fortalecem a possibilidade de o aluno se inserir na sociedade como uma pessoa de responsabilidade e que possa fazer o bem para esta sociedade. Além de também garantir a formação integral e a continuidade dos estudos", afirmou.

Ela citou ainda que serão ministradas aulas de tutoria, formação acadêmica, aulas de projeto de vida, onde poderá planejar seu futuro.

Já a diretora da EE Irene Resina (localizada na Zona Leste) Tatiane Qualio Hayachie, contou que "o desenvolvimento do protagonismo juvenil , além do incentivo de habilidades socioemocionais que serão desenvolvidas no projeto, temos o aluno o tempo todo dentro da escola. Um lugar seguro, onde ele está aprendendo e não está nas ruas".


E.E Joaquim Abarca


E.E. Irene Resina


Redação Tupacity.com
+ VEJA TAMBÉM