20 de Outubro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

ETEC fará campanha para cadastro de doadores de medula óssea

O cadastro será no dia 13 de setembro, das 18 às 21h. Os interessados em aderirem, devem se dirigir à própria ETEC, munidos de documento com foto.

O Centro Paula Souza de Tupã - ETEC professor Massuyuki Kawano, em parceria com o Hemocentro de Marília, realiza mais uma Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea.

O cadastro será no dia 13 de setembro, das 18 às 21h. Os interessados em aderirem, devem se dirigir à própria ETEC, munidos de documento com foto.

A instituição ressalta que a campanha é apenas para o cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e não para doação da medula, uma vez que a chance de alguém ser compatível no Brasil é de 1 e 100.000 mil.

A ETEC de Tupã fica na Rua Bezerra de Menezes, 215 - Vila Independência.

O que é medula óssea

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Quem pode doar

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade

- Estar em bom estado de saúde

- Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite)

– Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como

lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).

O que é o redome

O Redome é o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros. Esta atividade está sob coordenação do INCA.


Para tirar todas as dúvidas sobre doação de medula óssea clique aqui.

Redação Tupacity.com
+ VEJA TAMBÉM