20 de Setembro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Durante abordagem, PM usa munição química e deixa duas pessoas feridas em Assis

Ocorrência foi registrada nesta segunda-feira, 9 de setembro

Nesta segunda-feira, 9 de setembro, policiais militares apreenderam um adolescente suspeito de tráfico de drogas em Assis.

Segundo o registro da ocorrência, a equipe da PM recebeu informações via Copom de que dois rapazes estariam vendendo drogas pela Vila Maria Izabel. Segundo a denúncia, os dois trocavam de camiseta para despistarem as viaturas.

Os policiais foram até o local e viram dois indivíduos sentados embaixo de uma árvore. Um dos rapazes conseguiu fugir, enquanto o outro foi abordado e nada de ilícito foi encontrado, exceto a quantia de R$20,00.

A equipe da PM informou que havia uma denúncia contra os dois e que o canil seria acionado para auxiliar os trabalhos de buscas. Neste momento, o rapaz começou a ficar bastante nervoso e pediu seu celular de volta, que já estava na posse dos policiais. Ele tentou se levantar, mas foi contido e algemado.

Durante a ocorrência, os policiais também algemaram os pés do adolescente, que gritou pedindo ajuda aos vizinhos. Os moradores reagiram à ação dos policiais, que utilizaram munição química para dispersar as pessoas. Duas delas ficaram feridas, enquanto um cabo da PM também teve uma lesão leve no rosto durante a imobilização do suspeito.

Com a chegada do canil, o irmão de um dos suspeitos autorizou as buscas na casa. Próximo às árvores onde os suspeitos estavam sentados foi encontrada uma porção de maconha ao lado de um poste de iluminação.

O adolescente foi levado até o Plantão da Polícia Civil em Assis, onde foi ouvido e liberado em seguida para seus familiares.

O outro lado

A reportagem teve contato com a esposa de um vizinho que presenciou a ocorrência. Segundo ela, o marido Ivan Augusto foi atingido pela munição química disparada pelos policiais e teve a perna esquerda machucada.

"Foi uma ação muito fora do normal. O policial pegou o celular do menino, começou a mexer e eu mesma cheguei a dizer que não era para machucá-lo, porque não precisava. O menino sofreu agressões e, depois que o reforço chegou, atiraram a bomba perto do portão dessa vizinha. Meu marido estava conversando com o marido dela e foi atingido na perna esquerda, assim com ela, que precisou ir de Resgate até a UPA. Eu questionei o policial ainda durante o atendimento médico, mas ele disse que era treinado e que estava fazendo o serviço dele”, finaliza.

PM

Em nota, a Polícia Militar informou que "a Polícia Militar esclarece que houve uma ocorrência que resultou na condução de um indivíduo para a Delegacia da Polícia Civil, sendo este, suspeito de tráfico de drogas, além de no local da ocorrência ter tentado se evadir por duas vezes, resistido a abordagem, incitando a população contra os policiais militares, sendo que o mesmo se encontrava em posse de uma porção de maconha.

Durante uma abordagem em fundada suspeita, o abordado demonstrou nervosismo, levantando-se da calçada rapidamente e tentando se evadir do local, tendo que ser contido pela equipe Policial Militar ao mesmo tempo em que incentivava a população local a retirá-lo da abordagem policial. Assim, alguns integrantes da população, começaram a ofender verbalmente os policiais militares e se aproximaram da área determinada para abordagem para agredir a equipe e liberar os indivíduos detidos. ,

Diante da inferioridade numérica dos Policiais Militares em relação a aglomeração inesperada de pessoas contra a abordagem, foi necessário o uso progressivo da força, necessitando afastar algumas pessoas, duas delas ficando levemente feridas, sendo prestado apoio pela própria Policia Militar. Um Policial Militar sofreu lesão no rosto. Durante a ocorrência, um adolescente que estava junto ao conduzido se evadiu do local.

O indivíduo que foi conduzido foi liberado após prestar depoimento na Delegacia da Policia Civil e a Droga permaneceu apreendida. Todas as ações policiais estão sendo apuradas", finaliza.

Cedida - Reforço policial durante ocorrência na Vila Maria Izabel em Assis
Reforço policial durante ocorrência na Vila Maria Izabel em Assis


Cedida - Perna esquerda do morador foi ferida e ele precisou de atendimento médico na UPA de Assis
Perna esquerda do morador foi ferida e ele precisou de atendimento médico na UPA de Assis


Redação AssisCity/ Fotos: Cedidas
+ VEJA TAMBÉM