14 de Outubro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Projeto de Parque dos Ipês pode ser cancelado

Projeto da administração passada poderá sofrer alterações por falta de planejamento durante sua execução. Comissão de Meio Ambiente da OAB emitiu nota de repúdio.

A Prefeitura de Tupã deverá repensar a execução do projeto Parque dos Ipês, localizado nas proximidades do Conjunto Habitacional "José Feliciano”, na região Leste da cidade.

O projeto implementado pela administração passada poderá sofrer alterações por falta de planejamento durante sua execução. As informações são do Jornal Diário.

O parque, que possui cerca de 200 mudas de ipês, teve as plantas cultivadas em uma área institucional. Dessa forma, a prefeitura poderá, no futuro, retirar as mudas ou os pés, caso já tenham se desenvolvido, do local, na hipótese de aprovar algum projeto para ser realizado no espaço.

O secretário Municipal de Planejamento, Valentim Bigeschi, disse que por se tratar de uma área institucional, o local deveria receber a construção de escolas, creches, postos de saúde e não somente uma área verde. "Caso a prefeitura queira construir um posto de saúde no local, daqui uns dez anos, terá que tirar os ipês com cerca de 15 metros de altura”, afirmou.

De acordo com o secretário, o plantio de árvores não deveria ser realizado em todo o terreno, mas apenas em uma faixa verde que seria destinada para área de permeabilização. "Já existe uma área verde no Conjunto Habitacional ‘José Feliciano’. Esse projeto precisa ser repensado, mas o assunto ainda não foi tratado com a atual gestão”, salientou.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, o "Zé Vinagre”, disse que o projeto foi realizado por outro secretário e que, no momento, a pasta mantém a limpeza do local. "Estamos fazendo a roçada e a manutenção do espaço. Não sabemos ainda o que a prefeitura irá fazer no local”, ressaltou.

Parque

Uma das propostas da prefeitura era instalar equipamentos de ginástica e bancos para descanso no Parque dos Ipês. Não há previsão de quando o projeto será implantado, devido ao programa de contenção de despesas da prefeitura, que busca economizar recursos.

Vale lembrar que o Parque dos Ipês foi viabilizado em cumprimento à legislação, que determina a instalação de áreas verdes em loteamentos e conjuntos habitacionais.
Para que as mudas não sejam furtadas ou consumidas por animais, a prefeitura teve que cercar o espaço. Cabe ressaltar que a prefeitura já encontrou diversas dificuldades para executar o projeto no local, devido a esses problemas.

A espécie é considerada apta para o plantio na cidade, devido a espessura de suas raízes que são finas e não prejudicam o sistema de encanamento subterrâneo.

Comissão de Meio Ambiente da OAB


A Comissão de Meio Ambiente da OAB-34ª SUBSEÇÃO DE TUPÃ emitiu nota de repúdio contra o cancelamento do projeto. Veja um trecho:

Esta Comissão tem como objetivo participar ativamente, cuidando dos assuntos relativos à proteção de defesa do meio ambiente, propondo se necessário, medidas e providências pertinentes à defesa e proteção do meio ambiente.

Contando com a atenção de Vossa Excelência, cujo sempre nos atendeu com respeito, para o bem da população tupãense, requeremos que sejam suspensas as medidas de retirada das mudas e árvores plantadas naquele local, sob pena de ser comunicado ao Ministério Público sobre a prática, devendo ser procurada outra alternativa que não seja a retirada das árvores,
pois a Prefeitura detém muitos terrenos espalhados pelo município, e existe um trabalho incansável em preservar e plantar mais árvores, tal medida seria da contra-mão deste trabalho."


Redação Tupacity.com com informações do Jornal Diário
+ VEJA TAMBÉM