21 de Novembro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Em Tupã, Instituto Federal terá dois dias de greve

Paralisação será para discutir o programa "Future-se”, proposto recentemente pelo MEC

O IFSP (Instituto Federal São Paulo), Câmpus de Tupã, estará em greve amanhã, dia 2, quarta-feira, e no dia 3, quinta-feira, para discutir o programa "Future-se”, proposto pela atual administração do MEC (Ministério da Educação).

A greve foi aprovada após deliberação do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais), em assembleia geral ocorrida na última quarta-feira, dia 25 de setembro.

Uma discussão secundária, da paralisação, tratará dos riscos à estabilidade do cargo público e suas implicações sociais e políticas, referente ao projeto que tramita no Senado sobre demissão de funcionário público.

O professor Airton Souza de Lima explicou que, nos dois dias de greve, o IFSP oferecerá um café coletivo, seguido de discussão e atividades culturais com os professores.

"Na quinta, além dessa programação, estaremos na Praça da Bandeira para mostrar os projetos desenvolvidos pelo nosso campus e sensibilizar sobre as causas que nos levaram à greve”, afirmou.

‘Future-se’

Para o professor, o projeto do governo federal lhe pareceu "apressado”, pouco mais elaborado do que as listas de intenções do então ministro Ricardo Vélez, antecessor do atual ministro da Educação, Abraham Weintraub.

"O anúncio da proposta que visa conseguir adesão dos câmpus de institutos e universidades federais em sua autarquia surge para testar as reações e possíveis resistências”, afirmou.

"Entendemos que a proposta precisa ser discutida coletivamente pelas diversas categorias e, pela greve, sinalizamos não aceitar qualquer arbitrariedade imposta de cima para baixo”, acrescentou.

Programação

Amanhã, dia 2 de outubro, a programação será iniciada às 8 horas, com café da manhã no IFSP e, às 9 horas, roda de conversa com o tema: "Estabilidade no serviço público, direito ou privilégio?”.

Em seguida, haverá atividades culturais no campus. A partir das 14 horas, haverá roda de conversa com o tema: "Future-se e seus impactos na educação pública”. Em seguida, estão programadas novas atividades culturais.

Na quinta-feira, dia 3 de outubro, a programação será iniciada às 8 horas, com café da manhã, no IFSP e, às 9 horas, oficina de materiais.

Às 16 horas, acontecerá o ato "IF na Praça”, com ações na Praça da Bandeira, seguidas de atividades culturais.

Com informações do Jornal Diário
+ VEJA TAMBÉM