09 de Dezembro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Aluno e professora de Tupã concorrem a intercâmbio para NASA E ONU

População pode ajudar votando no vídeo do aluno Enrique Batisteti. Projeto 'Arrumando as Malas para o Futuro' é promovido pela Escola da Inteligência do psiquiatra Augusto Cury

O estudante tupãense Enrico Batisteti de 14 anos, e sua professora, Joana Felippe, estão concorrendo a um intercâmbio de 15 dias nos Estados Unidos por meio projeto "Arrumando as Malas para o Futuro", desenvolvido pela Escola da Inteligência.

A metodologia da Escola é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal e promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

O método de ensino, elaborado pelo psiquiatra Augusto Cury, é adotado pelo Colégio Objetivo de Tupã. De acordo com a professora Joana, anualmente a seleção é feita com alunos do 9º ano ao 3º ano do ensino médio. Para participarem, os alunos têm de gravar um vídeo curto sobre o tema proposto.

"Esse ano, eles tiveram que gravar um vídeo de até 30 segundos sobre a importância do pensamento crítico na sociedade. Todos os alunos puderam participar. Os dez melhores alunos do Brasil foram selecionados, incluindo o Enrico", explicou. Ganha a viagem o aluno que tiver mais votos no vídeo.

Ainda de acordo com a professora, o aluno vencedor pode escolher entre dois destinos de viagem: New York, Washington, Connecticut, podendo ainda visitar a NASA.

"O segundo destino é MIAMI, Flórida e Orlando. A gente pode conhecer, por exemplo, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) a Universidade de Yale e a sede da ONU", explica.

"Não é apenas uma viagem. Iremos nas universidades que trabalham com a Inteligência Emocional dentro da grade curricular. Esse método de ensino já é realidade dentro das universidades americanas e não só no Brasil", acrescenta.

A professora também reforçou a importância do cuidado emocional dos adolescentes: "Precisamos desenvolver a autocrítica, a honestidade no ensino médio, principalmente na fase de vestibular, em que eles se cobram muito e sofrem uma pressão grande. A importância da Escola da Inteligência é essa, inclusive da parte do bullying, assédio moral e verbal. A viagem dará uma bagagem gigantesca para o aluno, será uma experiência única", disse.

Como ajudar

O Enrico e a professora Joana precisam de votos para conseguir a viagem. Para ajudar, basta clicar neste link, selecionar o vídeo do Enrico, clicar em votar e pronto!


Confira o vídeo da professora Joana e Enrico, explicando o concurso:




FUNDAMENTAÇÃO

A metodologia da Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Além da Teoria da Inteligência Multifocal, de autoria do Dr. Augusto Cury, a Escola da Inteligência utiliza também outras renomadas teorias, como: Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Cognitivista Construtivista de Jean Piaget, a Sociocognitivista de Vygotsky, entre outras, e está alicerçada no pensamento filosófico de Sócrates, Platão, Agostinho, Rousseau, Wallon, Voltaire, Kant, Hegel e outros grandes filósofos.


Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM