20 de Janeiro de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Projeto "Música Transforma” vai animar o distrito de Varpa nesta quinta

Escola João Brediks, por meio do projeto "Música Transforma”, realizará diversas apresentações musicais a partir das 13 horas, ampliando a programação de natal em Varpa.

A Escola Estadual João Brediks, por meio do projeto "Música Transforma”, realizará diversas apresentações musicais nesta quinta-feira (5) a partir das 13 horas, ampliando a programação de natal no distrito de Varpa. A data marca a conclusão da disciplina de Eletivas 2019.

De acordo com a diretora da escola, Simone Ferrarezi, o evento terá a presença da orquestra de Varpa, que dará o início da chegada do Natal; que será complementado com chegada do Papai Noel na Feirart.

A programação reunirá também o Coral da Igreja Batista de Varpa, Coral de Estudantes da EE João Brediks, Conjunto de Flautas e Percussão da escola e apresentação da história da música local e regional.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, destacou que o distrito tem uma cultura rica. E que programações como esta são fundamentais para o fomento da cultura e arte. "Varpa tem uma riqueza cultural grande e devido à valorização de divulgação, a cultura e arte do distrito são mantidas e difundidas”, salientou.

O prefeito Caio Aoqui destacou que esta realização é importante, pois fomenta o turismo, cultura e oportuniza o acesso democrático à cultura. Ele também convidou a população para prestigiar o evento e a programação natalina.

"É gratificante notar iniciativas como estas, que surgem com o objetivo de valorizar e oportunizar artistas e atrações culturais locais do distrito, enriquecendo ainda mais a programação de natal de Varpa. Convido a população para conhecer e prestigiar as diversas atrações de natalinas de nossa cidade juntamente com a família e amigos”, convidou.

Música Transforma

O trabalho teve início com uma roda de conversa, na qual os estudantes expuseram seus gostos musicais e os gêneros que conheciam e mais tinham proximidade. Puderam apreciar a música-canto, flautas e fanfarra por meio de apresentações de vídeos disponibilizados pelo professor.

Em seguida, produziram música por meio os sons do corpo, aprendendo ritmo, desenvolvendo atenção, concentração, perseverança e empatia. O estudo do conceito, diferentes gêneros e finalidades foi estudado por meio de pesquisas, leituras de textos e vídeos.

Os estudantes do 6º ano aprenderam a escala musical e a tocar na flauta doce a música "Asa Branca”. Já os estudantes do 9º ano aprenderam a tocar os instrumentos de percussão e acompanham os estudantes durante a apresentação dos estudantes do 6ºano, além de terem aprendido diferentes ritmos. Os alunos do 7º e 8º ano desenvolveram técnicas de canto/coral com a música "Maria Maria”, de Milton Nascimento.


Projeto
Projeto "Música Transforma” vai animar o distrito de Varpa nesta quinta


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM