22 de Fevereiro de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

As inscrições poderão ser feitas através de dispositivos móveis

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um novo portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelos estudantes para concorrerem a vagas em universidades públicas de todo o país com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisu 2020 abrirá o período de inscrições nesta terça-feira, 21 de janeiro e encerrará às 23h59 de sexta-feira, 25 de janeiro. Além da mudança visual, o novo sistema permitirá concluir a inscrição por meio de aparelhos móveis, como celulares e tablets.

De acordo com o MEC, para fazer a inscrição via celular, o estudante não vai precisar baixar nenhum aplicativo.

A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, divulgada na sexta-feira, 17 de janeiro. No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

No site do Sisu é possível consultar informações detalhadas das 237 mil vagas. Lá estão disponíveis dados, como número de vagas, campus, modalidade, turno da vaga desejada e o modo de concorrência, por cotas ou deficiência física. Ainda pode-se consultar as vagas por região, estado e município.

O estudante já pode começar a avaliar e a planejar os cursos aos quais pretende concorrer, para isso, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o número de telefone 0800-616161 para tirar dúvidas sobre o Sisu.

Cronograma do Sisu 2020

• Abertura das inscrições: 21 de janeiro
• Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
• Resultado: 28 de janeiro
• Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
• Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

G1
+ VEJA TAMBÉM