02 de Abril de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Secretaria da Saúde convoca usuários do sus para atualização de cadastro

Ministério da saúde exige cadastro de usuários do SUS para garantia de consultas, exames e procedimentos

Conforme a determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Tupã alerta a população sobre o cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os munícipes devem se dirigir às Unidades de Saúde da Família (USFs) ou Unidades Básica de Saúde (UBSs), munidos com o RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, para garantia de atendimentos.

Esta medida garantirá mais medicamentos e recursos para o município. Portanto, todos devem se cadastrar para assegurar qualquer tipo de atendimento pelo SUS, seja vacinação, solicitação ou realização de exames, atendimentos médicos ou até a retirada de medicamentos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, visitas de casa em casa, pontos estratégicos de cadastramento aos sábados, entre outras ações, já estão sendo organizadas e posteriormente serão divulgadas à população.

"Nos próximos meses, o Governo Federal irá repassar os recursos do SUS de acordo com a quantidade de pessoas cadastradas no sistema, e não com base na população total. Por isso, é extremamente importante que todos os munícipes atualizem os seus dados, mesmo os que utilizam serviços de saúde privados ou os convênios de saúde”, explicou.

Donadelli acrescentou que além do impacto financeiro, que pode ser investido em políticas públicas de saúde, o cadastro permite que a Unidade de Atenção Primária reconheça os usuários de sua área de abrangência e implemente ações de vigilância em saúde, contribuindo diretamente para suprir as necessidades de saúde destes usuários.

"Por meio do cadastro, as pessoas se tornam visíveis no sistema. Desta forma, as equipes de saúde conseguem realizar um monitoramento, envolvendo toda a população nas ações de prevenção de doenças, promoção da saúde e de assistência, melhorando significativamente a saúde pública da cidade”, concluiu.

Ministério da saúde exige cadastro de usuários do SUS para garantia de consultas, exames e procedimentos
Ministério da saúde exige cadastro de usuários do SUS para garantia de consultas, exames e procedimentos


Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Tupã
+ VEJA TAMBÉM