22 de Fevereiro de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Tupã recebe 20 litros de inseticida para combate ao Aedes

Inseticida Malathion vai complementar as ações pontuais de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Tupã recebeu nesta sexta-feira (31/01), 20 litros do inseticida Malathion para complementar as ações pontuais de combate ao Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika) que estão sendo realizadas na zona leste dacidade.

O veneno foi distribuído pelo Ministério da Saúde, que destinou 240 litros para a regional da SUCEN em Marília. Seguindo critérios populacionais e de transmissão da dengue, a SUCEN destinou 60 litros do inseticida para o município de Marília, 20 litros para Tupã e os 160 litros restante serão divididos entre os outros 19 municípios que fazem parte da regional.

Segundo Marco Antônio de Barros, diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, o Malathion será utilizado na próxima semana para nebulização de aproximadamente 1.000 imóveis, atendendo parte dos bairros Cohab III, Jardim Casari e Parque Bela Vista.

Além do inseticida recebido do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também tem utilizado o biolarvicida que foi adquirido com recursos próprios e que tem sido utilizado desde dezembro com objetivo de evitar nova epidemia da doença.

Barros informou ainda que o Malathion recebido ontem faz parte do último lote deste inseticida distribuído pelo Ministério da Saúde, que atualmente está testando novo produto chamado Cielo. A previsão do governo federal é que novo inseticida poderá ser distribuído a partir de abril.

Assessoria
+ VEJA TAMBÉM