09 de Abril de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Lixos produzidos durante o carnaval devem ser descartados corretamente

É importante lembrar que o descarte incorreto de lixo pode favorecer o criadouro do Aedes aegypti. Mais de 30 pontos para descarte serão disponibilizados no evento.

O Tupã Folia chegou! Com isso, a prefeitura destaca a importância de realizar o descarte correto de lixo produzido durante o carnaval.

Para manter a cidade limpa e livre de doenças, o evento contará com mais de 30 pontos para o descarte de lixo, além disso, serão realizadas limpezas após o encerramento da programação de cada noite.

O descarte incorreto de lixo, especialmente embalagens e recipientes possibilitam o acúmulo de água em seus interiores, favorecendo a aparição de animais indesejados e proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela urbana, chikungunya).

Segundo o diretor do Departamento de Endemias e Entomologias, Marco Antônio de Barros, garrafas PET, copos, sacos plásticos, embalagens e recipientes não descartados corretamente podem se tornar um ponto de proliferação do Aedes aegypti, além de possibilitar entupimentos de bocas de lobo, provocando enchentes.

"Uma festa tão bonita como o Tupã Folia deve também ser consciente com o meio ambiente e com a saúde pública. Recipientes e embalagens, por menores que sejam, podem se tornar criadouros de mosquito da dengue. Por isso, todo cuidado é pouco com o descarte de lixo, ainda mais em um evento desta grandeza”, enfatizou.

Marco ainda salientou que mesmo quem não participar do Tupã Folia deve contribuir no combate ao Aedes durante o carnaval, pois esta é uma luta constante que além de contribuir para a manutenção da saúde pública, preserva o meio ambiente e promove uma melhora na qualidade de vida da população.

"Além do Tupã Folia, a população também passa o carnaval em retiros, encontros de jovens, festejando em casa ou se divertindo em chácaras. Os cuidados com o descarte são os mesmos, especialmente quando se trata de ambientes a céu-aberto, onde os recipientes descartados incorretamente podem acumular água da chuva”, destacou.

Lixos produzidos durante o carnaval devem ser descartados corretamente
Lixos produzidos durante o carnaval devem ser descartados corretamente


Redação Tupãcity com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tupã
+ VEJA TAMBÉM