01 de Abril de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Tem início as aulas de robótica com crianças no Instituto Federal

Projeto-piloto conta com 20 alunos de 8 a 10 anos e oferece conhecimento gratuito no contraturno escolar

Na tarde desta segunda-feira (9), o Instituto Federal de Tupã realizou a aula inaugural do curso de robótica, oferecido gratuitamente por meio de uma parceria entre Prefeitura de Tupã, Instituto Federal e Câmara Municipal.

O projeto-piloto trabalha conceitos multidisciplinares, complementa o ensino no contraturno escolar e atende 20 alunos com idades entre 8 e 10 anos.

As aulas são ministradas semanalmente no Instituto Federal, por professores da instituição. Os kits de peças para a montagem dos robôs foram cedidos pela Prefeitura de Tupã. Ao todo, o curso durará 30 horas, com cada aula durando 1h30. A previsão é que o curso se expanda para atender mais alunos nos próximos semestres.

O aluno João Gabriel, de 10 anos, informou que gostou da ideia, e que com os conhecimentos obtidos, poderá ajudar o planeta por meio da tecnologia. "Sempre gostei de robôs e quis tentar montar. Esta oportunidade faz com que a gente aprenda cada vez mais e possa ajudar o planeta com a tecnologia”, disse.

O professor de computação, Leandro Albuquerque, destacou que é uma satisfação receber estas crianças, iniciando um projeto-piloto voltado para o ramo da robótica. Leandro ainda enfatizou que 1 robô será construído semanalmente pelas crianças, aplicando os conceitos de robótica junto aos conceitos aprendidos na escola.

"Robótica é um aprendizado multidisciplinar, que complementará os conceitos aprendidos nas escolas. Na aula inaugural, preparamos alguns exemplos de robôs para despertar a vontade e desejo de aprender sobre a robótica. Os alunos aprenderão princípios básicos para construir estes equipamentos, tais como: lógica, programação, funcionamento de sensores e motores e outros”, informou.

Foto: Prefeitura de Tupã
Foto: Prefeitura de Tupã


Redação Tupãcity com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tupã
+ VEJA TAMBÉM