29 de Março de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Sarampo é mais perigoso que coronavírus: campanha de vacinação acaba hoje

Amanhã ainda tem ponto de vacinação em Tupã, na praça da igreja São Judas Tadeu

A campanha de vacinação contra o sarampo voltada para crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos termina nesta sexta-feira (13).

Este é o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, iniciada em 10 de fevereiro, com a convocação de 3 milhões de pessoas dessa faixa etária.

O Ministério da Saúde informou que, até o início do mês, 28.783 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas.

Outras 99,6 mil pessoas já tinham sido vacinadas entre janeiro e o início da campanha. A pasta lembra que a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país.

Para viabilizar a ação, o ministério encaminhou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais que o solicitado pelos estados.Este quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de dose zero para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Ponto de vacinação em Tupã

A Secretaria Municipal de Saúde, realizará amanhã (14), a partir das 9 horas, uma ação de verificação e vacinação na Praça Monsenhor Afonso Hafner (em frente à Paróquia São Judas Tadeu).

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A ação atende solicitações da Pastoral da Saúde da Paróquia São Judas Tadeu e do vereador Gilberto Neves Cruz – "Capitão Neves”, visando à prevenção contra as doenças e a atualização vacinal da população.

De acordo com a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, além de ações como esta, as equipes também verificam a caderneta e vacinam a população nas unidades de saúde.

Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM