29 de Março de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

'Não lotem o pronto-socorro com problemas pequenos', pede secretário de Saúde

Secretário orienta que população procure as unidades de saúde do município ao apresentar sintomas considerados 'pequenos'

O secretário municipal de Saúde e médico, dr. César Donadelli, orientou a população a procurar os postos de saúde mais próximos antes de se dirigirem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ao hospital Santa Casa .

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, o secretário orientou os munícipes a não lotarem as unidades de atendimento de urgência e emergência por sintomas simples, como dores de cabeça, tosses ou espirros.

"Eu tenho uma dor de cabeça, eu vou lá (no pronto-socorro) porque eu acho que estou com coronavírus. Se eu tenho uma dor de cabeça, vou porque acho que estou com coronavírus. Se eu tenho uma 'tossinha' vou lá porque acho que estou com coronavírus. Com isso, a pessoa participa de um ambiente onde tem todo tipo de vírus e bactéria e consegue transformar uma gripe comum em uma outra infecção", explica o secretário.

Dr. César lembrou que existem 16 unidades de saúde espalhadas pela cidade.

"Primeiro dirijam-se ao posto de saúde mais próximo. Claro, os problemas mais graves serão encaminhados à Santa Casa para que todas as providências sejam tomadas. Mas incialmente, não lotem o pronto-socorro com problemas menores. Vamos usar nossas unidades de saúde, pois é para isto que elas servem", pediu.

Assista à entrevista completa:



Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM