29 de Março de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Tupã receberá novo inseticida contra a dengue

Para a recepção do produto, município sediará capacitação com a presença de mais outros 18 municípios

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém as ações de combate à dengue por todo o município e, nesta semana, para a intensificação das atividades, será realizada capacitação para os setores de Endemias e Entomologias.

A capacitação, realizada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), contará com a participação de mais dezoito municípios da região, reunindo aproximadamente 60 profissionais, que deverão passar pelo treinamento para a recepção do novo inseticida Cielo.

Segundo a Pasta responsável, o objetivo da capacitação será repassar o conteúdo técnico, enviado pelo Ministério da Saúde, para a utilização do inseticida em todo o território nacional no combate ao Aedes aegypti.

Ainda segundo a Pasta, os municípios que participarão da capacitação, deverão fazer suas inscrições até esta quarta-feira (18), através do link: http://200.144.1.23:8080/Evento/eventos/5e68f481df0e6.php.

De acordo com o diretor do Departamento de Endemias e Entomologias, Marco Antônio de Barros, as orientações passadas servirão para compreender melhor sobre o manejo do produto em equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV), já utilizados no município.

"Teremos o dia todo de capacitação para entender melhor como manusear este novo produto. Após essas orientações, repassaremos para todos os agentes de Endemias e Entomologias, que trabalham com o manejo dos equipamentos de ‘fumacê’ no município”, disse.

Marco ainda ressaltou que o inseticida Cielo será eficaz para a eliminação dos mosquitos adultos e, com o complemento das ações já realizadas pela Prefeitura, na utilização do larvicida biológico Cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti), a Pasta conseguirá melhores resultados.

"Iniciamos nossas ações no município para a eliminação das larvas do mosquito da dengue, decorrentes da última epidemia que enfrentamos na cidade. Com os novos casos, continuamos com a aplicação do biolarvicida e, agora, com o inseticida, poderemos complementar as atividades e garantir maior eliminação do mosquito”, contou.

Já o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, explicou que a capacitação será de extrema importância para o setor de Combate às Endemias, que ampliarão os métodos no combate ao Aedes aegypti, garantindo o controle dos casos de dengue.

"É importante que os municípios tenham esta capacitação para o manuseio correto
deste novo método de eliminação do Aedes aegypti. Desta forma, os municípios ficarão
mais tranquilos em relação ao aumento dos casos, que serão controlados pelos setores
responsáveis”, concluiu.

Assessoria
+ VEJA TAMBÉM