01 de Abril de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Outono começa com frente fria e chuvas em Tupã

O último dia do verão de 2020 foi de sol, calorão e pancadas de chuva. Outono começou nesta madrugada

A previsão do outono, que começou na madrugada desta sexta-feira (20), indica neutralidade do fenômeno El Niño (diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico).

De acordo com informações do Prognóstico Climático de Outono do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de ocorrência do fenômeno é de 65% durante a nova estação do ano.

A chuva deve ficar entre a média e acima da média em boa parte do Brasil durante a nova estação, inclusive na região Sul.

O outono termina no dia 20 de junho. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino e no norte de Minas Gerais.

Durante esta estação, observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Região Sudeste

A previsão do Inmet indica que devem permanecer áreas com chuvas dentro da faixa normal ou abaixo para os próximos três meses, exceto no sul do Espírito Santo, onde as chuvas devem ser ligeiramente acima da média.

Devido ao início das primeiras entradas das massas de ar em meados de abril, as temperaturas devam permanecer próximas a média ou ligeiramente abaixo, exceto em Minas Gerais, onde a previsão indica temperaturas acima da média para o trimestre.

Tupã

Nesta sexta-feira (20), tempo instável no estado de São Paulo, com muita nebulosidade e com chuvas acompanhadas por trovoadas isoladas, principalmente nos períodos da tarde/noite, devido à passagem de uma frente fria no oceano Atlântico, na altura do litoral paulista. Temperaturas com ligeiro declínio.

Jpa no sábado (21), a frente fria afasta-se do estado de São Paulo, diminuindo a nebulosidade e as áreas de chuvas, a partir do oeste e sul do estado.

No entanto, as regiões norte, nordeste e leste paulistas, permanecem com muita nebulosidade e previsão de chuvas.

Para Tupã, a sexta-feira deve ter chuvas a partir da tarde e as temperaturas ficam entre 21ºC e 28ºC.

Confira a previsão para o fim de semana!

Fonte: IPMET
Fonte: IPMET


Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM