01 de Abril de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Vacinas contra gripe acabam no primeiro dia de campanha em Tupã

Secretaria Municipal de Saúde disse que estará reabastecendo os estoques da vacina nesta sexta-feira. Quatro mil doses foram utilizadas.

A primeira remessa de vacinas contra gripe, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, acabou no primeiro dia da campanha de vacinação em várias cidades da região, entre elas Tupã.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação foi adiantada em um mês e foram distribuídas para os estados 15 milhões das 75 milhões doses previstas para a campanha. Mais 4 milhões deverão ser distribuídas até o final de março.

A Secretaria da Saúde de Tupã informou que recebeu nesta segunda-feira 4.000 doses da vacina contra gripe, através da Diretoria Regional de Saúde em Marília.

Devido a grande procura dos grupos prioritários nesta primeira fase, que inclui Idosos e
Funcionários da Saúde, a vacina se esgotou.

"A Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com a Regional que informou
que provavelmente estará reabastecendo os estoques da vacina nesta sexta-feira (27/03),
já que ela também aguarda nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde", diz em nota.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM