07 de Abril de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Idosos atendidos pelas Unidades Saúde da Família serão vacinados contra gripe em casa

1ª etapa da vacinação, que atende idosos e trabalhadores da saúde, será retomada nesta sexta-feira

A Prefeitura de Tupã já está se preparando para que os idosos sejam vacinados contra a influenza sem precisarem sair de casa.

A partir desta sexta-feira, a vacinação em domicílio dos idosos cadastrados nas Unidades Saúde de Família, além de priorizar as instituições que atende os idosos.

Além disso, os profissionais da saúde que ainda não receberam a dose de vacina contra a gripe deverão procurar o Centro de Saúde I, postos de saúde da Vila Formosa e da Vila Abarca, também no período das 9h às 16h, para receber a vacina. Para ser imunizado é importante levar comprovante do local de trabalho.

O prefeito Caio Aoqui explicou ao Tupacity.com que a ideia é que os idosos que já estão cadastrados no SUS, através das Unidades de Saúde, sejam vacinados pelos agentes de saúde em domicílio.

Como as unidades básicas de saúde não contam com o mapeamento dos idosos, a Secretaria de Saúde montará postos de vacinação itinerantes em praças e escolas, garantindo o imunização deste público que reside em áreas que não são atendidas por unidades de Saúde da Família.

A Secretaria de Saúde pretende de forma gradativa e com segurança, evitando aglomerações nas unidades, atingir todo os grupos prioritários desta primeira fase até o dia 16 de abril.

Vereador faz apelo ao prefeito

Para reforçar a importância de que os idosos saiam o menos possível de suas casas, o vereador Amauri Mortágua fez uma indicação ao prefeito Caio Aoqui pedindo para que o sistema de vacinação casa a casa fosse adotado.

Mortágua destacou que vários municípios, menores e maiores que Tupã, adotaram a ideia e estão conseguindo realizar a vacinação com sucesso.

"É certo que em grandes cidades talvez não seja possível a implantação da medida, mas aqui, com boa vontade e atitude, o sistema é viável. Não há gastos extras significativos e os riscos para a saúde das pessoas são minimizados. Os benefícios aos idosos e pessoas de risco são consideráveis, conforme elencados na indicação. Isto é comprovado pela enorme aprovação da ideia junto à população tupãense”, argumentou ainda o vereador, no documento enviado ao prefeito.

Campanha de vacinação contra a influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na segunda-feira (23) em todo o país e diversos municípios ficaram sem doses já no primeiro dia de campanha, como foi o caso de Tupã, que possuía 4 mil vacinas.

Nesta primeira etapa, estão sendo imunizados os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM