22 de Abril de 2021
20º/30º
Notícias - Brasil

Estado estuda criar fase roxa, mais restritiva que a vermelha, para conter covid-19

Com a nova fase, haveria uma reclassificação a respeito de quais atividades são essenciais, sobretudo de madrugada

O Governo do Estado planeja criar uma fase roxa no Plano São Paulo, ainda mais restritiva que a vermelha, etapa em que o DRS de Marília (Departamento Regional de Saúde) foi rebaixado na sexta-feira (26).

O objetivo é conter a propagação da covid-19 em todo o Estado, que bateu recordes de internações em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na última semana. "Estamos discutindo a possibilidade e a necessidade de uma fase ainda mais restritiva que a vermelha", disse no sábado (27) o coordenador do centro de contingência do estado, Paulo Menezes, à CNN.

Ele explica que haveria uma reclassificação a respeito de quais atividades são essenciais, sobretudo de madrugada. "Isso implicaria talvez ter limitação de atividades, de algumas atividades que são classificadas como essenciais em determinados horários, especialmente nos horários noturnos e de madrugada. Estamos discutindo para ver a necessidade, quais indicadores levam a essa fase e quais seriam os resultados esperados. Estamos discutindo com o governo para ver se é o caso de adotar essa nova fase", informou.

Atualmente, todos os municípios paulistas estão sob toque de restrição, cujo decreto restringe a circulação entre 23h e 5h. Desde sexta, o Estado passou a fiscalizar e multar bares, restaurantes e casas noturnas para impedir aglomerações.

O coordenador do centro de contingência do estado ressalta ainda que os índices de ocupação de leitos próximos do colapso requerer medidas mais duras.

"É possível que essa semana algumas regiões passem desse ponto e que entrem na fase vermelha. Agora, tem algumas regiões como Araraquara que estão com 90%. Pensando nessa situação é que tratamos da possibilidade de ter medidas mais rigorosas", afirma Menezes. "Um exemplo seria não ter supermercados e postos de gasolina funcionando à noite, depois de um determinado horário".


Impacto
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM