19 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » BRASIL

Governo reduz a zero taxa de importação do arroz para tentar conter alta do preço

O valor do produto disparou nas últimas semanas, com o pacote de cinco quilos chegando a custar R$ 40

A Camex (Câmara de Comércio Exterior), um órgão ligado ao Ministério da Economia, decidiu hoje zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano.

A medida foi tomada para tentar conter a alta no preço do arroz, que disparou sobretudo nas últimas semanas.

A decisão foi tomada durante a 8ª Reunião Extraordinária do Gecex (Comitê-Executivo de Gestão), por proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A redução temporária está restrita à quota de 400 mil toneladas, e será aplicada aos produtos "arroz com casca não parboilizado" (código 1006.10.92) e "arroz semibranqueado ou branqueado, não parboibilizado" (1006.30.21) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Atualmente, incidem sobre os países fornecedores de fora do Mercosul as tarifas de 12% sobre o grão beneficiado e 10% sobre o produto em casca.

Dentre as atribuições do Gecex, estão definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, internalizar regras de origem de acordos comerciais.Fazem parte do comitê a Presidência da República e os Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
UOL
+ VEJA TAMBÉM