23 de Janeiro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

As gorduras devem estar presentes no seu prato: o que eu devo saber sobre elas?

Ela é tão necessária quanto as proteínas e os carboidratos, as gorduras são fundamentais na nossa rotina; leia o artigo completo e fique por dentro das dicas da nutri.

Hoje trouxe para vocês a que foi tão temida no meio das dietas e alimentação, há muito tempo era vista como vilã, hoje com as dietas da moda e algumas estratégias alimentares, ela é um elemento de suma importância e de grande participação. SIM, ela é tão necessária quanto as proteínas e os carboidratos, as gorduras são fundamentais na nossa rotina.

As gorduras presentes em alguns alimentos são fontes de energia para nosso organismo, além de desempenhar funções estruturais e metabólicas importantes, como o armazenamento de energia e isolamento térmico do nosso corpo. As gorduras boas também aumentam nossa saciedade e até mesmo a qualidade do nosso sono, por esses motivos tem relação direta com a melhora da qualidade de vida, funcionamento do nosso organismo e no emagrecimento também.

Porém, sem excessos, porque elas também favorecem as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade. E é importante cuidar também da qualidade das gorduras que ingerimos.

Quais as melhores fontes de gorduras saudáveis que posso inserir na minha rotina? Dica da nutri: abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, amendoim), pasta de amendoim, azeite de oliva extra virgem, peixes oleosos (salmão, sardinha, atum, truta e arenque), sementes (chia, linhaça), óleo de coco, ovos, chocolates com maior concentração de cacau a partir de 60%.

EVITE! Gorduras Trans, presentes nos alimentos ultraprocessados e industrializados, encontrados também em frituras, bolos, biscoitos recheados, margarina e refeições pré-cozinhadas congeladas. É uma gordura artificial que traz muitos malefícios para nossa saúde, para identifica-las nos rótulos dos produtos alimentícios, podemos encontrar como gordura hidrogenada.

Tudo é sobre quantidade, qualidade e frequência. Escolha alimentos de boa qualidade nutricional, dando preferência aos alimentos naturais e sem processamentos, se atente as quantidades daquilo que consome e a frequência, dessa forma manterá sua alimentação equilibrada, favorecendo a boa saúde.

Siga a nutri nas redes sociais para mais informações.
Colunista
Adriele Simi
*Adriele Simi, nutricionista formada pela UNIMAR, especialista em cuidar de pessoas através da nutrição. Pós-graduanda em pediatria, pois acredita que a alimentação saudável e adesão de bons hábitos de vida inicia-se desde a primeira infância, podendo proporcionar saúde e bem-estar ao longo da vida. Defende a nutrição simples, descomplicada e ensina as pessoas a comerem e serem felizes.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM