06 de Julho de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

COMO DEIXAR O QUARTO MAIS ACONCHEGANTE? VEJA ESTAS IDEIAS

Os ambientes que frequentamos influenciam totalmente na nossa qualidade de vida. Que dirá os nossos quartos!

Os ambientes que frequentamos influenciam totalmente na nossa qualidade de vida. Que dirá os nossos quartos! Este espaço é dentro dos nossos lares o lugar de acolhimento, relaxamento e onde passamos boa parte do nosso dia.

Uma vez que esse ambiente é tão importante na nossa casa e na nossa rotina, investir nele vai além do valor estético, pois é investir diretamente na nossa qualidade de vida.

Sabendo de tudo isso, vamos listar aqui alguns pontos importantes na hora de montarmos um quarto digno dos melhores sonhos.

A ORGANIZAÇÃO ESTÁ EM DIA?

Eu poderia começar falando sobre objetos decorativos que deixam nossos quartos lindos, mas de que adianta uma linda decoração em um espaço entulhado e desorganizado? Comece a transformação do seu quarto se livrando de itens que não são mais úteis e não fazem mais sentido para você, desde móveis até roupas e decorações. Com certeza essa "limpa" te fará ter um quarto mais espaçoso e com menos poluição visual. Ufa!



"ENTRE QUATRO PAREDES"

A base do nosso ambiente também precisa estar em dia. Ou seja, repare infiltrações nas paredes, dê um jeito naquele piso solto, coloque a pintura em dia... quando temos um estrago desses em algum ponto do nosso quarto, qualquer outro detalhe passa despercebido e o nosso foco fica no problema. Cuide da estrutura do seu ambiente!



SEU QUARTO = SEU MOOD

Aqui eu poderia falar dos itens "ideais" para o quarto perfeito, mas penso que afinal nosso quarto transparece quem somos, então seja no estilo que for, identifique seus gostos para aplicarmos neste ambiente. Ele pode ser mais clean, clássico, moderno, rústico... só não desconecte completamente o design do quarto do design da casa, pois a casa é um conjunto só!



REVESTIMENTOS, ACABAMENTOS E CORES

Essa parte de revestimentos e acabamentos se conectará muito com o restante da sua casa, mas se eu pudesse te dar uma dica é: aposte em pisos menos frios para os ambientes dos quartos, ninguém merece acordar e já pisar em um chão gelado. Os pisos de madeira (natural/estruturada, não imitação de madeira) são o destaque para qualquer quarto aconchegante. Os pisos vinílicos ou laminados também podem ser uma opção com melhor custo/benefício que atende muito bem nesse quesito temperatura e aconchego. Em relação às cores de tinta para o quarto, para termos um ambiente mais agradável o ideal é apostar em tons pastel ou neutros nas paredes, como o branco neve, cinza ou bege claro.



ILUMINAÇÃO

Se você quer um quarto (ou uma casa) aconchegante de fato, é obrigatório dar um grande "adeus" para a iluminação em temperatura fria/branca, não tem decoração maravilhosa que faça um ambiente ficar 100% aconchegante com aquele tom branco/azul/roxo desse tipo de iluminação. Aposte em lâmpadas com temperatura quente (no máximo neutra) e tenha enfim um quarto gostoso.

E não, seu ambiente não vai ficar escuro. O que manda na quantidade de iluminação de um espaço não é a temperatura da luz (quente ou fria) e sim a quantidade inadequada de lúmens pro espaço. Sugiro luminárias com luz indireta, aquelas que não conseguimos ver de onde está vindo a luz diretamente, sabe? E com temperatura entre 2.700k e 3.000k. Deixe os spots, arandelas, perfis de led e iluminação focada para pontos de destaque do ambiente e que não ofusquem a visão.



MÓVEIS

Esse é um item importante dentro do contexto de quartos. O uso do quarto varia muito de pessoa para pessoa, - algumas usam esse espaço para trabalhar ou realizar outras atividades - mas vamos pensar num quarto destinado para "basicamente" dormir e trocar. Tenha um armário adequado para organizar suas roupas e acessórios, tente deixar o mínimo de itens visíveis.

As mesas de cabeceira também fazem muita diferença no apoio a cama e servem tanto para armazenamento como para decoração, lembre-se de nivelar ao máximo a altura dela com a altura da cama para um melhor visual. A cama não preciso nem dizer, né? Tenha a "maior cama possível" mas que não seja grande ao ponto de tomar conta do quarto inteiro, e invista em um bom colchão que te permita ter uma noite de sono reparadora.

As cabeceiras compõem o espaço da cama com aconchego e estilo, uma vez que barram o frio da parede e trazem textura e cor para a parede principal do quarto. Uma poltrona ou puff de apoio também são bem vindos para compor o conjunto de móveis.



AS "ROUPAS" DO QUARTO

O aconchego de um quarto vem de suas diferentes texturas e composições. Aqui podemos abordar a necessidade da cortina e tapete para o resultado perfeito no quarto, pois fica bem difícil de se ter um resultado 100% satisfatório sem estes itens que "vestem" o quarto.

As cortinas de linho off-white são minha indicação geral (sempre até o chão, nunca até o meio da parede!) e se necessário blackout, coloque uma persiana rolô blackout por trás do linho.

Caso você tenha algum móvel abaixo da janela onde não seja possível ela ir até o chão, aposte somente na persiana no tamanho adequado. Em relação ao tapete, ele é indispensável principalmente caso o seu piso seja frio.

O tamanho dele está totalmente ligado ao layout do quarto, mas em termos gerais o ideal é que ele pegue todo o espaço da cama acabando no limite das mesas de cabeceira, porém por termos várias opções de layout em breve venho com um conteúdo somente sobre esse item. Os papéis de parede texturizados (como linho ou listras) também garantem muita sofisticação e tiram a estética fria da pintura.



O SONO DOS JUSTOS

Agora vamos ao checklist dos detalhes - importantíssimos - finais! Além da cama no tamanho adequado, nem tão pequena para não ser desconfortável e nem tão grande para ocupar todo o espaço, invista em bons pares de roupa de cama de algodão, quanto maior a quantidade de fios num tecido, mais delicado e suave ao toque ele será. Eu indico investir em conjuntos brancos, que são neutros e fáceis de alvejar. O charme fica por conta das diferentes texturas que podem estar presentes em almofadas decorativas, peseiras ou mantas. Travesseiros e almofadas de qualidade também são indispensáveis para decorar e para usar, cerca de 03 travesseiros por lugar na cama é o bastante.


Ariadne Bukvar
Ariadne Bukvar é formada em Arquitetura e Urbanismo e atua em projetos arquitetônicos e em arquitetura de interiores. Sempre atenta às tendências da área, busca aplicar novos usos para os materiais, sem deixar de lado a funcionalidade e conforto em cada projeto. Apesar de não se prender a um único viés e transitar por diferentes estilos, é apreciadora do contemporâneo com pinceladas rústicas, sendo que a principal característica de seu trabalho, com ênfase na iluminação, a preocupação com a ocupação do ambiente, pois acredita que a necessidade de cada cliente determina a concepção do projeto.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM