01 de Dezembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Conheça os benefícios da vitamina D e saiba porque ela precisa fazer parte da sua rotina

Com as "Dicas da Nutri" você fica por dentro de como tonar a sua vida mais saudável.

Você é daquelas pessoas que quando o sol aparece corre para passar protetor solar? Segue uma dieta vegana rigorosamente? Possui alergia a proteína do leite e seus derivados? Você pode estar correndo o risco de ter deficiência de vitamina D!

A vitamina D vem ganhando destaque e está sendo muito (bem) falada por aí e eu te explico o porquê. Essa vitamina é considerada um hormônio esteroide, de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, atua na manutenção da força e vigor dos ossos e músculos, também tem papel no auxílio da redução de inflamações e participa de processos do nosso organismo, sendo eles a manutenção das funções neuromusculares, sistema imunológico, desenvolvimento celular e até mesmo no metabolismo da glicose.

Alguns estudos mostram também a relação direta da Vitamina D com o estado de humor, contribuindo para evitar a depressão. A vitamina aumenta os níveis do hormônio serotonina, um neurotransmissor que interfere diretamente no humor e até o sono, também contribui para o emagrecimento porque exerce papel na regulação do apetite que garante saciedade.

Podemos encontrar a vitamina D em alguns alimentos, como os peixes gordurosos (salmão, atum, truta e cavala), gema de ovo, queijos e leite industrializados pois são enriquecidos com a forma ativa da vitamina D, a vitamina D3.

Mas para encontrar a melhor e mais disponível fonte e sem custo nenhum, é só olhar para o céu! O sol é a principal fonte de vitamina D, os raios solares fornecem energia UVB e a pele utiliza para produzir a vitamina D.

A recomendação de especialistas é a exposição solar durante 5 a 30 minutos, na região do rosto, braços e pernas, sem protetor solar e no horário entre 10h e 16h, diariamente. Dessa forma seu organismo irá absorver corretamente a vitamina D.
Colunista
Adriele Simi
*Adriele Simi, nutricionista formada pela UNIMAR, especialista em cuidar de pessoas através da nutrição. Pós-graduanda em pediatria, pois acredita que a alimentação saudável e adesão de bons hábitos de vida inicia-se desde a primeira infância, podendo proporcionar saúde e bem-estar ao longo da vida. Defende a nutrição simples, descomplicada e ensina as pessoas a comerem e serem felizes.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM