01 de Dezembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Dica da nutri responde: comer carboidratos à noite engorda?

Adriele Simi, nutricionista formada pela UNIMAR, especialista em cuidar de pessoas através da nutrição.

Já faz algum tempo que os carboidratos vem ganhando espaço como vilão da história e que deve ser evitado a todo custo depois das 18 horas. Logo ele, tão importante para nosso organismo.

O carboidrato é a primeira fonte de energia em forma de glicose para o nosso organismo, nosso cérebro faz uso da energia que provém deste, ou seja, o carboidrato é o combustível do nosso cérebro. A extrema redução do carboidrato pode causar dores de cabeça, perturbações visuais, sensação de fraqueza, cansaço e desmaio.

Sua baixa ingestão sem prescrição médica ou nutricional também pode causar sintomas de ansiedade, mal humor e depressão, isso porque os carboidratos contém o aminoácido triptofano que é um precursor do neurotransmissor serotonina que trazem sensação de bem-estar e prazer.

Porém, seu consumo em excesso pode ocasionar obesidade, diabetes e outras doenças. Vale o bom senso para consumi-lo em quantidades adequadas e fontes de boas qualidades.

Os carboidratos estão presentes nos grãos de cerais (arroz branco e integral, aveia, quinoa e etc), nos tubérculos (batata doce e inglesa, mandioca, mandioquinha, inhame), pães, massas em geral, tapioca, bolos, mel e milho. Os doces e açúcares também contém quantidades significativas de carboidratos, sendo esses nada interessantes para nossa saúde.

E a pergunta que não quer calar: Carboidrato à noite engorda? Não! Somente se for consumido em excesso, nosso corpo não para de funcionar e metabolizar os nutrientes após as 18 horas. Pra quem gosta muito de arroz, macarrão e outros, pode não ser uma boa estratégia para o emagrecimento, pois pode gerar compulsão alimentar. O que te fará emagrecer e atingir seu objetivo é o conjunto da sua alimentação como um todo, em quantidades adequadas.
Colunista
Adriele Simi
*Adriele Simi, nutricionista formada pela UNIMAR, especialista em cuidar de pessoas através da nutrição. Pós-graduanda em pediatria, pois acredita que a alimentação saudável e adesão de bons hábitos de vida inicia-se desde a primeira infância, podendo proporcionar saúde e bem-estar ao longo da vida. Defende a nutrição simples, descomplicada e ensina as pessoas a comerem e serem felizes.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM