17 de Maio de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

ESPAÇO E TEMPO ACABARAM

Roberto Kawasaki é economista pela FEA-USP, Professor dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção da FACCAT e articulista do Tupãcity.

Estamos em pleno século XXI e com problemas da idade média, contudo inúmeras autoridades e personalidades públicas e privadas insistem em tomar medidas insanas e totalmente desconectadas do bom senso. Senão vejamos.

Somar capazes de produzir alimentos para toda a humanidade com produtividade ímpar, sem que houvesse um ser humano sequer na face da Terra passando fome. Entretanto, milhões passam fome.

Ainda há muito em recuperar o meio ambiente em que vivemos, com medidas extraordinárias em reflorestamento, recuperação de matas ciliares, recomposição da flora e fauna, através de avanços científicos e tecnológicos. Entretanto, continuamos a degradar nosso lar, utilizando o meio rural com técnicas rudimentares extrativas de baixíssima produtividade.

As Engenharias e Arquitetura e Urbanismo evoluíram em patamares inimagináveis, para fabricar tetos a todos os seres, viabilizando a geração de milhões de empregos para combater o desemprego e a desocupação de profissionais da construção civil. Entretanto, milhões continuam sem teto, sem condições dignas de habitação.

O ser humano soube construir Padrões Educacional, Artística e Cultural de dimensões globais e altíssimas diversidades, com riquezas memoráveis. Entretanto, gastos militares voltados a promover guerras, continuam a promover confrontos, mortes, mutilações, segregações, humilhações de todo tipo, desumanidades sem fim.

Sem que tenhamos alcançado patamar digno em ocupação da face da Terra, seja urbana e rural, através da degradação dos usos inadequados da água, do ar e do solo, gerando lixos, poluição, erosões, descontrole climático, com inundações, secas, etc. Entretanto, bilionários investem mundos e fundos na exploração espacial.

A fantástica evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação dos dias de hoje permite acesso universal ao conhecimento. Entretanto, não impedem que radicais ideológicos difundam fake news nas mídias sociais.

O caminho da paz é obtido quando o desarmamento crescente de pessoas seja norma mundial, assim foi os trilhos das hoje nações desenvolvidas. Entretanto, alguns querem armar a população como saída para conter a violência.

Poderia continuar com as contradições. Entretanto, meu espaço e tempo acabaram.

Vale destacar que este é um artigo de opinião com apenas os posicionamentos do colunista Roberto Kawasaki.
Colunista
Roberto Kawasaki
*Roberto Kawasaki é economista pela FEAUSP, Professor dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção da FACCAT e articulista da Folha do Povo e do TupaCity.com
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM

PROGRAMA DE INCENTIVO DE EMPREGO A MULHERES E JOVENS

"Nesta Medida Provisória garante às mães de crianças de 4 meses a 5 anos ao auxílio-creche, por meio de acordo individual ou coletivo, ou por meio de convenção coletiva", escreve a colunista Juliana A. Marchetti

Novas regras para o teletrabalho - "home office"

Por Juliana Andriotti: Com as novas regras, considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador

Retorno presencial das gestantes

A nova lei dispôs de algumas regras para que a gestante retorne ao serviço

Seguro desemprego; saiba quem pode solicitar o benefício

Por Juliana Andriotti: O seguro desemprego é um benefício dado pelo Estado para os empregados que foram demitidos SEM JUSTA CAUSA. Isso mesmo, a demissão deve se dar por parte do empregador, e não deve ter justo motivo anotado na carteira de trabalho

Você trabalhou sem registro, foi demitido e não pagaram todos seus direitos? Saiba como proceder

Olá, leitor do Tupacity. Você por acaso passou por isso, ou conhece alguém que tenha passado? Neste artigo vou mostrar alguns caminhos possíveis para que você, trabalhador, não fique sem receber o que é seu de direito

Você trabalha e não é registrado? saiba as consequências e seus direitos!

Por Juliana Andriotti: Caso o empregado não registrado tenha vínculo empregatício e queira regularizar sua situação, é cabível acordo extrajudicial entre empregado e empregador

- Veja a lista completa