01 de Fevereiro de 2023
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Geração de Valor

Ambientes hostis e desafiantes aguçam a criatividade. Ambientes estáveis e seguros aguçam a estagnação.

Falarei de um caso recentíssimo que chamou a atenção pelo exemplo que passa, de que o problema não reside se sua idéia é perfeita e acabada, mas que ela seja capaz de ser executada com paixão, apesar de toda uma influência pessimista e negativa.
A história é do cofundador Jack Ma do Grupo Alibaba, a gigante do comércio eletrônico da China, que negocia aproximadamnte US$ 150 bilhões em seus diversos sites, o AliExpress, o Taobao, o Tmall.

O Grupo começou como com um serviço para conectar diversos fornecedores, hoje atua no comércio varejista, em meios de pagamento e também em computação em nuvem.
E o exemplo é o seu fundador. A cada 24 pessoas que Jack Ma mencionou sua ideia, 23 disseram que ele não entendia nada de internet, além de dizerem que ele não possuía dinheiro para concretizá-la.

Lançada em Wall Street, as ações iniciais da empresa (do inglês IPO, Initial Public Offering) chegaram na casa de US$ 25 bilhões, transformando-se na maior oferta inicial de uma empresa do Pregão de Nova York.

Podemos reafirmar a lição que volta e meia vemos em empresas de sucesso: a negatividade das pessoas que tiverem contato quando ainda era um embrião ou os excepecionais contratempos.

Por isso, lute por sua ideia, trabalhe, se dedique, não desista, quanto mais pessoas disseram que você não terá exito, que você não tem condições de conseguir, continue. É claro que há muitas pessoas que emitem opiniões desse tipo por emitir.

Porém, há tantas outras que emitem opiniões talvez por não ter a coragem que você pode ter de fazer o diferente, de ousar, de sair da zona de conforto, de apostar na incerteza, mas que diante de um trabalho ético, transparente, dedicado, sempre em busca de conhecimento, pode se solidificar.

Reflita sobre seus erros. Há pessoas que tem sim muito a nos ensinar e com as quais devemos refletir sobre nossos erros, nossas falhas. Não se pode ser ingenuo e pensar que empresas como Google, Apple, Facebook, IBM, foram criadas tão-somente com acertos e elogios. Steve Jobs (que foi CEO e fundou a Apple), chegou a ser demitido da empresa que criou, pelo presidente que ele colocou dentro da empresa.

Certamente, o caminho dessas gigantes que, mais do que terem um produto, criaram necessidades e revolucionaram o modo de relação interpessoal na sociedade, foi de grandes desafios, abdicações e momentos de desânimos. Certamente, o que as tornou o que são, é que tudo foi construído com uma paixão intensa.

O exito virá, desde que você não passe incólume, sem desafios. Lute contra a corrente e faça o diferente, enquanto todo mundo faz mais, do mesmo!

Seja a ideia de um novo negócio que você tem, ou a ideia de uma carreira profissional que muitos não acreditam, vá em frente, leve adiante sua ideia, pois o crescimento pessoal e profissional, independemente se a ideia será rentável num primeiro momento, acontecerá.
Pois você nunca saberá se sua ideia poderá lhe transformar em um milionário, ou bilhonário, até você a colocar em prática, ou tiver um insucesso para construir uma nova ideia.

Se pudesse indicar um norte? Quanto mais pessoas existirem dentro de um contexto puramente negativo, desconectado de um pensamento reflexivo e isento, mais é indicativo de que sua ideia pode ter grandes chances de transformar a sua vida.
É mais um caso para inspiração!

* Por Eder Pires da Fonseca é CEO e fundador da empresa Penze (Tecnologia da Informação com Foco em Gestão de Negócios) e gerente de T.I das empresas World Sport e World Style. Cursou filosofia na UEL, e bacharel em Direito pelo UNIVEM (Marília/SP). [email protected]
Eder Fonseca
Eder Pires da Fonseca tem 31 anos, original de Cândido Mota, trabalha com tecnologia há 16 anos e digital há pelo menos 10 anos, é fundador e CEO da Penze, uma empresa da Era Digital (www.penze.com.br)
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM