01 de Dezembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Nutricionista dá dicas de como fortalecer a imunidade através da alimentação

No "Dica da Nutri" deste domingo (18) você vai aprender os pilares essenciais para o cuidado com a imunidade.

Estamos ainda no inverno e é muito comum os resfriados, gripes e no cenário atual que vivemos, o coronavírus. Por meio da alimentação podemos fortalecer nosso sistema imunológico e eu trouxe aqui alguns alimentos e seus benefícios que atuam no mecanismo de proteção.

Nossos hábitos e estilo de vida tem forte influência no fortalecimento do sistema imunológico, praticar exercícios físicos, ter uma boa noite de sono, modular o estresse, manter alimentação equilibrada e saudável, ingestão hídrica adequada e cuidado com a saúde mental, são os pilares essenciais para o cuidado da imunidade.

Alguns alimentos que devem fazer parte da sua rotina, são os alimentos fonte de Vitamina C (acerola, frutas cítricas em geral, como laranja e limão, goiaba, morango, abacaxi), é importante no combate aos quadros infecciosos virais e bacterianos, além de ser um potente antioxidante, que protege as células do nosso organismo.

Já falei sobre ela, mas trago novamente sobre a importância da exposição solar diária em doses adequadas, a Vitamina D tem efeito imunomodulador e contribui para saúde óssea, muscular, cerebral e cardiovascular.

Encontramos o Ômega-3 nos peixes oleosos, este nutriente possui propriedades anti-inflamatórias e também auxilia na saúde cerebral e cardiovascular.

O própolis possui ação antiviral, antimicrobiana, anti-inflamatória, imunomoduladora e antioxidante, já pensou inserir no seu dia algumas gotinhas logo de manhã?!

O alho tão comum no nosso cotidiano, tem a substância alicina que alivia sintomas de gripes, resfriados e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, quem nunca tomou um bom chá de mel com alho feito pela nossa avó?

Não se esqueça do gengibre e das frutas vermelhas que são grandes aliadas para a imunidade e carregam consigo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Colunista
Adriele Simi
*Adriele Simi, nutricionista formada pela UNIMAR, especialista em cuidar de pessoas através da nutrição. Pós-graduanda em pediatria, pois acredita que a alimentação saudável e adesão de bons hábitos de vida inicia-se desde a primeira infância, podendo proporcionar saúde e bem-estar ao longo da vida. Defende a nutrição simples, descomplicada e ensina as pessoas a comerem e serem felizes.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM