16 de Setembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Nutricionista desvenda cinco mitos da alimentação

No Dica da Nutri deste domingo, Adriele Simi desvenda mitos que cercam a alimentação.

Nutrição e alimentação está cada dia mais em alta e tem colocado vários assuntos em pauta que instigam a curiosidade da população. Cada um com suas falácias, mas quando falamos de nutrição, não falamos de modismo e sim de ciência. Preparados para desvendar os mitos que cercam a alimentação?

COMER DE 3 EM 3 HORAS

Mito! Algo que tem sido muito presente nas pautas é sobre a importância do autoconhecimento e respeitar o funcionamento do seu organismo, não existe nenhuma regra que você deve comer a cada 3 horas, é nesses momentos de beliscos que os quilos a mais contam na balança. Primeiramente conheça como funciona o seu corpo, quais suas necessidades e demandas, saiba diferenciar a fome física da emocional, está tudo bem se você tem o hábito de fazer 3 refeições no dia, desde que sejam refeições saudáveis.

Em casos de doenças gastrointestinais como refluxo é indicado maior fracionamento e em menores quantidades, para os diabéticos não recomenda-se os jejuns prolongados, por isso a estratégia de comer a cada 3 horas. Existe recomendações de maior fracionamento em alguns casos de doenças e suas particularidades.

COMER CARBOIDRATO A NOITE ENGORDA

Os carboidratos (arroz, pães, massas e outros) de forma isolada, em determinado horário do dia não tem poder "engordativo", o que faz você ganhar peso é o contexto da sua alimentação como um todo, em quantidade e qualidade! O seu organismo também não para de funcionar ás 18 horas. Portanto, é MITO! Pode-se consumir carboidratos á noite se inseridos na sua rotina de forma equilibrada.

ÁGUA COM LIMÃO EMAGRECE

O MITO que vem perdendo forças. Água é algo precioso e deve fazer parte do nosso cotidiano em quantidades consideráveis. Limão: uma fruta que contém propriedades nutritivas importantes para nosso organismo, bem como todas as outras frutas. Mas NÃO emagrece. É água com algumas vitaminas! O que faz emagrece é estar em déficit calórico (consumir menos e gastar mais, sem segredo, nutri!).

TAPIOCA É MENOS CALÓRICA QUE O PÃO

MITO! A tapioca combinada com ovos e sementes é uma opção saudável. É uma fonte de carboidrato com pouquíssimos nutrientes, porém os ovos (proteínas que conferem saciedade) e as sementes, faz o que reduza o índice glicêmico e se torne uma refeição saudável. Tapioca não tem menos calorias que o pão, a depender da quantidade, pode conter até mais.

OVO FAZ MAL

MITO! Há algum tempo atrás o ovo levou a má fama de causar danos à saúde. Sendo ele o queridinho dos nutricionistas por ser um alimento completamente nutritivo e cheio de coisas boas. Mexido, cozido, omelete, pochê... não deixe de inserir na sua rotina alimentar! Ele traz consigo inúmeros benefícios, além de muito prático.
Colunista
Adriele Simi
*Adriele Simi, nutricionista formada pela UNIMAR, especialista em cuidar de pessoas através da nutrição. Pós-graduanda em pediatria, pois acredita que a alimentação saudável e adesão de bons hábitos de vida inicia-se desde a primeira infância, podendo proporcionar saúde e bem-estar ao longo da vida. Defende a nutrição simples, descomplicada e ensina as pessoas a comerem e serem felizes.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ NOTÍCIAS RELACIONADAS
+ VEJA TAMBEM