01 de Dezembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

O que as olimpíadas podem ensinar as empresas sobre liderança?

"Em tempos de pandemia muitas adversidades surgiram, as empresas precisaram se reinventar para literalmente não perder seu equilíbrio em meio a tantos desafios".

*Por: Camila Lima

Esportes são inspiradores por si só, conseguem reunir pessoas para vibrarem juntas por um único propósito. Eles geram energia e trazem a representatividade de que estamos todos juntos, vibrando rumo a vitória.

As olimpíadas trazem grandes lições aos empreendedores e as organizações. Elas falam de superação, resiliência, confiança, determinação e energia.

Em tempos de pandemia muitas adversidades surgiram, as empresas precisaram se reinventar para literalmente não perder seu equilíbrio em meio a tantos desafios. Desafios estes que apenas somaram-se as enormes provações que as empresas já vivenciavam, como: desalinhamento na equipe, problemas de comunicação e engajamento, improdutividade e falta de constância nos resultados.

Façamos aqui uma conexão com as olimpíadas e com o cenário das organizações. Imagine se toda equipe pudesse estar tão sintonizada como a equipe do nado sincronizado. Se estivessem verdadeiramente todos no mesmo barco, focados como o remo. Se não perdessem o equilíbrio e mantivessem a beleza e simultaneidade da ginástica olímpica. Mas me responda, será mesmo que tudo é assim, todos os dias?

Assim como os atletas, as organizações precisam entender que nem todo dia vencemos, o foco e a determinação devem acompanhá-los mesmo sem a certeza da vitória. Não dá pra ter energia apenas quando estamos vencendo os desafios, ela precisa ser mantida também quando as coisas ficam difíceis.

Você já pensou que para chegar a medalha, um árduo trabalho foi feito? Já parou para pensar que além do atleta existe também alguém por trás, o ensinando e o motivando? Não importa se é apenas um atleta ou uma equipe de mais pessoas, o treinador precisa estar confiante e preparado, pois o sucesso também dependerá do seu esforço.

O treinador talvez não fique em tamanha evidência, mas ainda que esteja nos bastidores é ele quem ensina todos os dias a importância da resiliência e superação.

Empreendedor entenda, sua equipe precisa de você vibrando e os ensinando sobre a importância de se superarem sempre. Independente do tamanho da empresa, é preciso agir como verdadeiro líder, superar dificuldades e corrigir aquilo que não está legal, afinal atletas e pessoas do mundo corporativo, falham, mas se superam.

As olimpíadas nos mostram que por trás dos grandes atletas existe um líder altamente capacitado, que direciona, apoia e busca extrair sempre o melhor de cada um para que a performance seja alta.

Liderar é despertar em cada um o seu melhor!
Camila Lima
*Camila Lima é Psicóloga Organizacional, possui MBA em Gestão de Pessoas, é Coach e Grafóloga. Atua área Organizacional, dentro do RH a mais de 9 anos. Professora no Centro Nacional Integrado de Cursos (CENAIC), Idealizadora de Lúdica Estratégias Gamificadas de Desenvolvimento Humano, focada na Aprendizagem Corporativa.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM