28 de Novembro de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

O RESTO É CONVERSA

Fiz este quadro com base em dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, a respeito das Eleições Presidenciais de 2022. Os % não são idênticos ao TSE que trabalha com Total de Votos Válidos, depois de desconsiderar Abstenção, Votos Nulos e Votos Brancos. E por que fiz este quadro diferente do TSE, pode perguntar o leitor / leitora ?

Porque os militares, leia-se os 15 Generais de Exército que compõem o Alto Comando do Exército, os 10 Tenente Brigadeiros que compõem o Alto Comando da Aeronáutica e os 9 Almirantes de Esquadra que compõem o Alto Comando da Marinha, fazem este cálculo para saber como se posicionaram as pessoas que têm acima de 16 anos até o limite de 70 anos, ou seja, o eleitorado apto a votar nas eleições de 2022.

Assim sendo, 20% do eleitorado não se interessou em votar, mais de 38% votaram em Lula e mais de 37% votaram em Bolsonaro. Ou seja, Lula ganhou as eleições, como proclamou a legislação eleitoral e o TSE. Outra informação relevante é que somente pouco mais de 37% do eleitorado votou em Bolsonaro, que era candidato à reeleição. Isto é, pouco mais de um terço dos eleitores aptos a votar, aprovaram Bolsonaro e suas ideias. É muito pouco para se pensar em virada de mesa ou haver intervenção militar.

Para quem analisar as intervenções militares que ocorreram no Brasil, desde 1889, vai verificar que as intervenções militares ocorreram quando a maioria da população clamava intervenção, o que não é o caso.

Ou quando havia um quadro de completo caos social e as chamadas forças produtivas, em sua imensa maioria, também solicitava intervenção. O que também não é o caso. Por fim, havia um apoio deliberado por parte dos EUA para ratificar a intervenção, ou quando a potência mundial era a Inglaterra, o que também não é o caso.

Quando a imensa maioria da população não se encontra alinhada com a intervenção, os 3 Altos Comandos das Forças Armadas não se envolvem em aventuras.

A bem da verdade, o Exército, Aeronáutica e Marinha estão em comunicação com emissários de Lula e confabulam quem serão os Comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha, bem como o futuro MInistro da Defesa e quais são os programas de Lula para as Forças Armadas. O resto é conversa.
Roberto Kawasaki
*Roberto Kawasaki é economista pela FEAUSP, Professor dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia de Produção da FACCAT e articulista da Folha do Povo e do TupaCity.com
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM