23 de Janeiro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Santo expedito e a doença do adiamento

Primeiramente, definimos que procrastinação é um conceito usado pelos romanos antigos que significa: mover alguma coisa de um dia para o outro.

Médicos da Saúde Mental afirmam que existem mais pessoas com doenças da procrastinação do que depressivos. A doença da protelação em alguns estágios, em casos crônicos, necessita de tratamento médico especializado.

Admiro a história de Santo Expedito, 19 de abril, militar romano do século 4º. Segundo a tradição cristã católica, no dia da conversão de Expedito apareceu-lhe um espírito maligno em forma de corvo que grasnava: cras, que em latim significa "amanhã". Por esta razão, na imagem de devoção de Santo Expedito, ele pisa no pássaro e com a cruz em punho diz: hodie, em latim "hoje".

Esta atitude de Santo Expedito de decidir imediatamente suas pendências é um excelente estímulo para nós, sobretudo os proteladores. Santo Expedito poderia deixar para se converter no outro dia ou em outra ocasião. Mas, decidiu ter atitude e eliminar a procrastinação. Talvez para diversas pessoas a atitude a ser tomada emergencialmente seja a conclusão de um trabalho no serviço, uma visita a alguma pessoa, a própria conversão como o exemplo citado acima do santo católico, o início de reeducação alimentar, não importa o fato, interessa a vontade de mudar. Esta é a lição: não adiar a decisão. E nós, na maioria das vezes, estamos protelando...

Especialistas recomendam que propor uma recompensa a si mesmo pode ser uma alternativa para vencer a procrastinação. Por exemplo, vou terminar de limpar a casa para depois jantar. Sempre compense com algo bom.

Comece a mudar agora!

Por: Professor Márcio Alexandre

Márcio Alexandre
É professor na rede pública de ensino
+ VEJA TAMBEM