01 de Dezembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Treine seus funcionários e deslanche o seu negócio!

Você já esteve em um lugar onde o atendimento foi péssimo, o atendente não tinha carisma ou estava totalmente despreparado e não sabia nada a respeito do que vendia?

Muitas empresas investem rios de dinheiro na estrutura física de seu negócio, em equipamentos de última geração, em marketing e em bons prestadores de serviços que evidenciam a marca lá fora e muitas vezes se esquecem do principal: investir em pessoas.

O mundo muda a todo momento, as empresas precisam acompanhar as transformações e expectativas dos clientes, que estão cada vez mais críticos e digamos também, carentes. O cenário da pandemia fez com que as pessoas ficassem mais seletivas ao decidir onde colocar seu dinheiro. O fato é que as relações construídas entre consumidor e empresa vem ganhando maior importância, muitas vezes mais do que o próprio produto ou serviço.

Para garantir a produtividade de sua empresa, é necessário além de um processo seletivo bem feito, investir em ações que possam treinar e desenvolver sua equipe. São as pessoas as responsáveis pelos resultados da organização.

De nada adianta um espaço físico encantador, um produto de qualidade e um preço atrativo, se o seu funcionário, aquele que irá ofertá-lo ao consumidor não estiver preparado. Quando digo preparado, é preparado mesmo, tanto tecnicamente quanto em relação ao seu comportamento.

Treinar pessoas é fundamental, pois desta forma você corrige lacunas e contribui com a melhoria de conhecimentos da equipe.

Mas, atenção, não basta contratar um treinamento aleatoriamente, é preciso saber onde está a demanda, quais pontos devem ser explorados, quais as maiores deficiências da equipe. É importante que sejam realizados diagnósticos constantemente sobre a performance de sua equipe, utilizando ferramentas como feedbacks, avaliações de desempenho ou até mesmo aplicação de pesquisas de satisfação ao cliente, etc.

Os treinamentos de equipes são uma das formas de manter os funcionários produtivos e motivados, e este é sem dúvida um investimento que vale a pena, se for bem feito.

Engana-se quem pensa que não há prejuízos em não se investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Pura mentira! As empresas entram em estagnação, esse é um dos inúmeros prejuízos que se tem quando não se investe em T&D.

Os funcionários tendem a se desmotivar porque tudo parece estar no mesmo lugar a muito tempo, a produtividade tende a não sofrer mudança, os gaps aumentam e tudo isso é visto através de climas de trabalho ruins ou na insatisfação do cliente.

O aumento na produtividade é nítido, toda ação de aprendizagem implica em aperfeiçoar ou instalar um novo conhecimento e com isso as pessoas se tornam mais seguras em sua atuação, repercutindo em seus resultados. Quando você não investe em T&D, a sua produtividade fica consequentemente prejudicada, as pessoas não crescem, não se desenvolvem e não se preocupam em vestir a camisa da empresa.

Se você ainda não tem ações dentro do seu negócio, que permitam desenvolver seus funcionários, essa é a hora!
Camila Lima
*Camila Lima é Psicóloga Organizacional, possui MBA em Gestão de Pessoas, é Coach e Grafóloga. Atua área Organizacional, dentro do RH a mais de 9 anos. Professora no Centro Nacional Integrado de Cursos (CENAIC), Idealizadora de Lúdica Estratégias Gamificadas de Desenvolvimento Humano, focada na Aprendizagem Corporativa.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM