17 de Maio de 2022
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Você conhece o estilo Japandi?

Os pontos fortes deste estilo e que reconhecemos logo de cara são a calma e harmonia visual que ele transmite



Tendência forte no Brasil a partir de 2021, o estilo Japandi une o escandinavo e o estilo Wabi-Sabi, derivado do Japão, e é baseado no "minimalismo, simplicidade e organização", propondo ambientes com um clima intimista, modesto e de aconchego. Os pontos fortes deste estilo e que reconhecemos logo de cara são a calma e harmonia visual que ele transmite, sensação que é conquistada a partir de alguns princípios como:

• Minimalismo e simplicidade
• Paleta de cores neutras, com tons claros
• Uso de materiais naturais com texturas como madeira e fibras
• Valorização de objetos sentimentais
• Iluminação natural
• Aplicação da filosofia Wabi-Sabi, que representa a beleza e estética do imperfeito

Vamos explorar a seguir um pouquinho mais de cada um desses princípios:

MINIMALISMO E SIMPLICIDADE
Enquanto o minimalismo propõe ambientes mais amplos, claros, arejados, com poucas mobílias e um design mais arrojado e moderno, a simplicidade entra no estilo japandi agregando móveis e itens decorativos feitos com materiais com um apelo mais "natural". Móveis com design simples e mais baixos, próximos ao chão trazem uma sensação de conforto e acolhimento no ambiente.



PALETA DE CORES NEUTRAS
Quando unimos a tranquilidade dos ambientes japoneses com o toque escandinavo, não sobra muito espaço para cores fortes e de destaque na decoração japandi. Nesse estilo a aposta são as cores neutras e em tons claros, variando entre a cartela de brancos, cinzas e beges.

[
local="479627">


MATERIAIS NATURAIS
A naturalidade estética e nos materiais é o ponto forte do estilo japandi. Aqui, tudo que remete a natureza e aos materiais na sua naturalidade como as pedras, madeira, cimento, palhas e tecidos crus são muito bem vindos. Já os elementos com brilho, polidez, estampas e metalizados não fazem parte da composição.



DECORAÇÃO COM AFETO
Nade de vitrine de loja! No estilo japandi, a decoração pede um toque autoral, uma composição autêntica, com a valorização de objetos de valor afetivo e que façam sentido pro dono da casa. Peças artesanais, únicas e com história são a melhor pedida.



ILUMINAÇÃO NATURAL
Assim como tudo que já falamos até aqui para o estilo japandi, a iluminação não poderia ser diferente. Janelas e amplas aberturas que permitam que a luz do dia alcance o interior da casa são essenciais para o resultado das sensações no espaço.



A FILOSOFIA WABI-SABI
Aceitar as imperfeições da vida é a principal premissa da filosofia Wabi-Sabi que norteia o estilo japandi. Esteticamente ela pode ser identificada pelo minimalismo, pelo que é rústico, assimétrico, irregular, artesanal. Demonstrar as marcas do tempo na casa, móveis e na decoração é parte da filosofia e do estilo que demonstra como a casa faz parte da história dos moradores, mudando e se adaptando com eles ao passar do tempo, deixando clara a efemeridade e transitoriedade da vida e do nosso modo de viver.


Ariadne Bukvar
Ariadne Bukvar é formada em Arquitetura e Urbanismo e atua em projetos arquitetônicos e em arquitetura de interiores. Sempre atenta às tendências da área, busca aplicar novos usos para os materiais, sem deixar de lado a funcionalidade e conforto em cada projeto. Apesar de não se prender a um único viés e transitar por diferentes estilos, é apreciadora do contemporâneo com pinceladas rústicas, sendo que a principal característica de seu trabalho, com ênfase na iluminação, a preocupação com a ocupação do ambiente, pois acredita que a necessidade de cada cliente determina a concepção do projeto.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM

PROGRAMA DE INCENTIVO DE EMPREGO A MULHERES E JOVENS

"Nesta Medida Provisória garante às mães de crianças de 4 meses a 5 anos ao auxílio-creche, por meio de acordo individual ou coletivo, ou por meio de convenção coletiva", escreve a colunista Juliana A. Marchetti

Novas regras para o teletrabalho - "home office"

Por Juliana Andriotti: Com as novas regras, considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador

Retorno presencial das gestantes

A nova lei dispôs de algumas regras para que a gestante retorne ao serviço

Seguro desemprego; saiba quem pode solicitar o benefício

Por Juliana Andriotti: O seguro desemprego é um benefício dado pelo Estado para os empregados que foram demitidos SEM JUSTA CAUSA. Isso mesmo, a demissão deve se dar por parte do empregador, e não deve ter justo motivo anotado na carteira de trabalho

Você trabalhou sem registro, foi demitido e não pagaram todos seus direitos? Saiba como proceder

Olá, leitor do Tupacity. Você por acaso passou por isso, ou conhece alguém que tenha passado? Neste artigo vou mostrar alguns caminhos possíveis para que você, trabalhador, não fique sem receber o que é seu de direito

Você trabalha e não é registrado? saiba as consequências e seus direitos!

Por Juliana Andriotti: Caso o empregado não registrado tenha vínculo empregatício e queira regularizar sua situação, é cabível acordo extrajudicial entre empregado e empregador

- Veja a lista completa