01 de Dezembro de 2021
20º/30º
Entretenimento - Colunistas

Você sabia que pra fazer uma calça jeans gasta mais de 10 mil litros de água?

Uma marca de roupas brasileira conseguiu reduzir o total gasto para apenas um copo d'água

Querido leitor, aposto que se eu te perguntar qual peça de roupa mais comum no seu guarda-roupa, você iria me responder que é a Calça Jeans. Não é verdade? Pois é, há muitos anos a calça jeans se tornou a peça de roupa mais usada por pessoas no mundo.


Mas, aposto também que você não sabia que, normalmente, pra fazer apenas uma calça jeans é gasto mais de 10 mil litros de água. Sim, foi isso mesmo que você leu, 10 mil litros de água para fazer uma calça jeans.


"Quando compramos uma calça jeans é como se consumíssemos 11.000 L de água". (SANTOS; CASARIN, 2018)


Porém, como tudo e todos evoluem (ainda bem), uma marca de roupas brasileira conseguiu reduzir o total gasto de água em um percentual de 80% na produção dos seus jeans. Eles conseguiram fazer com que, em todo o processo de confecção, seja possível utilizar apenas 250ml de água, ou seja, um "copo" de água. Isso é incrível, não é mesmo?


O lançamento desse novo jeans foi no dia 20 de maio de 2021, e a marca que deu esse passo para a revolução da indústria têxtil é a marca Malwee, que tem sua sede na cidade de Jaraguá do Sul (SC). E foi no LAB Malwee Jeans que conseguiram obter este grande resultado. O laboratório de pesquisa do Grupo Malwee se localiza na fábrica da marca, onde gastaram cerca de R$ 9 milhões de reais para construi-lo.


"Água é vida e sem esse recurso não há futuro. A indústria da moda precisa buscar alternativas para desenvolver produtos com menos impacto e, mais do que isso, buscar formas de conscientizar os consumidores para um novo jeito de vestir", diz Guilherme Moreno, Gerente de Marketing da Malwee.


Sabe aquele jeans destroyed que amamos, o jeans rasgadinho cheio de efeitos? Então, aquele é o que mais gasta água e utiliza de produtos químicos que prejudicam o meio ambiente, pois no processo para deixar ele daquele jeitinho - que nós da moda chamamos de processo de "lavanderia" - tem várias etapas que é preciso utilizar a água. E é exatamente neste processo que o Grupo Malwee ao invés de fazer da forma convencional, utiliza agora o laser.


Mas não para por aí, nos processos úmidos eles fizeram muitas substituições também, por exemplo: para deixar a calça mais clara eles utilizam do ozônio; e para aplicar o amaciante é utilizado uma tecnologia chamada de nanobolhas, onde emite uma nuvem de nanopartículas do produto diretamente no tecido.


E os 250 ml de água de cada peça fabricada, que eles utilizam, depois são tratadas com um equipamento chamado H2Zero onde, após ser mantida num circuito fechado, é reutilizada na produção de novos jeans; onde só repõem o necessário devido a perda por causa evaporação.


Emily Pinheiro
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM