03 de Junho de 2020
14º/27º
ENTRETENIMENTO » COMPORTAMENTO

É difícil aderir ao veganismo?

Adquirir mais conhecimento sobre o assunto com a ajuda de um profissional certamente irá contribuir para uma alimentação vegana mais saudável

* Patricia Oliveira



O veganismo é a prática que consiste na exclusão do consumo de produtos de origem animal em todos os setores, não apenas na alimentação. Influencia a escolha de itens de vestuário, utensílios, cosméticos, opções de entretenimento entre outros. Embora não haja um levantamento oficial acerca do número de veganos no Brasil, é possível observar o constante aumento de pessoas que optam por esse estilo de vida. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que cinco milhões de pessoas já aderem ao veganismo no país.

A alimentação vegana é considerada saudável; no entanto, qualquer mudança alimentar exige cuidados. Quanto mais restrita for a dieta, maior deve ser a atenção para que sejam adquiridos todos os nutrientes dos quais o organismo precisa. Por isso o acompanhamento nutricional é tão importante.

Antes de aderir à prática, é imprescindível procurar um nutricionista para conversar sobre o tema, afinal, tornar-se vegano não se trata apenas de cortar alguns alimentos da dieta. Nesse processo, também é preciso incluir outros, a fim de que não haja qualquer deficiência nutricional. A mudança de cardápio envolve, ainda, o conhecimento da quantidade de alimentos que devem ser consumidos diariamente.

As dietas veganas podem ser carentes de Vitamina B12, essencial para a formação de hemácias e para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Também é preciso estar atento aos alimentos que substituirão a carne, apesar de não serem a única fonte de Ferro, é importante realizar o consumo de boas fontes, associada a ingestão de Vitamina C, para melhor absorção do nutriente.

Uma alternativa interessante na prática do veganismo é aumentar o consumo de leguminosas, como feijões, soja, lentilha, grão-de-bico e das oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

Adquirir mais conhecimento sobre o assunto com a ajuda de um profissional certamente irá contribuir para uma alimentação vegana mais saudável.

* Patricia Oliveira é nutricionista do HSANP, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo.



Divulgação
+ VEJA TAMBÉM

Serviços online do Poupatempo e do Detran estão mantidos neste feriado

O Detran.SP mantém à disposição do cidadão 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação

Bombeiros alertam sobre casos de queimadas na cidade

O Tenente Rodrigo dos Santos esteve em nosso estúdio nesta terça (12) e orientou sobre essas ocorrências.

Isolamento social em São Paulo é de 59%, aponta SIMI-SP

Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas adotadas No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

Estudo em parceria com a Unesp de Botucatu prevê pandemia mais forte no interior de SP em três semanas

Parceria da universidade com Centro de Contingenciamento da Secretaria Estadual da Saúde também mostrou que o interior paulista está a 3 semanas 'atrás' da capital na evolução dos casos

Doria vai prorrogar período da quarentena no estado de SP

Governador de São Paulo deve anunciar detalhes da ampliação na coletiva desta sexta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes. Essa é a segunda prorrogação da quarentena desde o decreto foi publicado

Lives: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Chitãozinho e Xororó e mais shows para ver de casa

Chitãozinho e Xororó, Fagner, Dennis DJ, Raí Saia Rodada com Luan Estilizado, Solange Almeida com Marcia Fellipe, Guilherme Arantes, Rodriguinho e outros tocam ao vivo; veja lista.

» Veja a lista completa