03 de Junho de 2020
14º/27º
ENTRETENIMENTO » COMPORTAMENTO

Afinal de contas, dançar ajuda na hora do parto?

Obstetras dizem que benefícios vão além de distrair a gestante durante a dor. Movimentos auxiliam a encaixar o bebê e na dilatação

Você já deve ter visto por aí algum vídeo de gestantes na maternidade dançando com os médicos e enfermeiros para ajudar com o parto. Vale funk até o chão, forró cheio de voltas e até pular com axé. Mas será que os movimentos contribuem em alguma coisa no processo de dar à luz?

O assunto ficou famoso por conta da cantora Ivete Sangalo. Ela compartilhou um vídeo dançando no hospital às vésperas do parto das gêmeas, em fevereiro. O médico capixaba Fernando Guedes da Cunha também vem fazendo sucesso no Facebook: o obstetra dança com as pacientes para ajudar no processo e lidar com as dores e ansiedade de conhecer o bebê que vem ao mundo.

Segundo a obstetra e coordenadora de Gestação de Alto Risco do Centro Materno do Hospital Santa Lúcia, Lucila Nagata, a dança ajuda no relaxamento, alonga alguns músculos e movimentar o quadril pode auxiliar na descida do bebê. "É uma técnica lúdica que provoca o relaxamento da gestante. Os movimentos contribuem para o controle da dor e o gênero da música não interfere: animada ou relaxante, o importante é ser agradável para a gestante”, explica.

Nos vídeos de Fernando, os funks e axés fazem sucesso. Muita mão na cintura e rebolês até o chão. A doutora Lucila conta que o agachamento é importante para facilitar o parto. "Ajuda na dilatação e no encaixe do bebê”, conta.



JULIANA CONTAIFER - Metrópoles
+ VEJA TAMBÉM

Serviços online do Poupatempo e do Detran estão mantidos neste feriado

O Detran.SP mantém à disposição do cidadão 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação

Bombeiros alertam sobre casos de queimadas na cidade

O Tenente Rodrigo dos Santos esteve em nosso estúdio nesta terça (12) e orientou sobre essas ocorrências.

Isolamento social em São Paulo é de 59%, aponta SIMI-SP

Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas adotadas No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

Estudo em parceria com a Unesp de Botucatu prevê pandemia mais forte no interior de SP em três semanas

Parceria da universidade com Centro de Contingenciamento da Secretaria Estadual da Saúde também mostrou que o interior paulista está a 3 semanas 'atrás' da capital na evolução dos casos

Doria vai prorrogar período da quarentena no estado de SP

Governador de São Paulo deve anunciar detalhes da ampliação na coletiva desta sexta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes. Essa é a segunda prorrogação da quarentena desde o decreto foi publicado

Lives: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Chitãozinho e Xororó e mais shows para ver de casa

Chitãozinho e Xororó, Fagner, Dennis DJ, Raí Saia Rodada com Luan Estilizado, Solange Almeida com Marcia Fellipe, Guilherme Arantes, Rodriguinho e outros tocam ao vivo; veja lista.

» Veja a lista completa