03 de Junho de 2020
14º/27º
ENTRETENIMENTO » COMPORTAMENTO

No Dia dos Namorados entenda o que é o contrato de namoro

E o porquê os casais vêm celebrando este acordo

No Dia dos Namorados, mais do que pensar nos presentes, a data é propícia para que os casais reflitam sobre o futuro da relação e no que ela pode implicar emocional e financeiramente. Para que a relação não termine em brigas e transtornos financeiros decorrentes de situações mal resolvidas, os pares estão recorrendo cada vez mais aos cartórios de notas para formalizar um contrato de namoro.

O instrumento pode ser feito entre duas pessoas que querem deixar claro que a relação é apenas um namoro, afastando a possibilidade de que seja considerada uma união estável que possa gerar efeitos patrimoniais. Assinando uma escritura pública de namoro, o casal pode evitar os efeitos da união estável, por exemplo, a possibilidade de partilha de bens adquiridos durante a vigência da relação, pensão, direitos sucessórios em caso de falecimento, entre outros.

"A Justiça vem aceitando este instrumento como uma importante prova para garantir a inexistência de união estável, até mesmo em casos de namorados que moram juntos”, afirma Andrey Guimarães Duarte, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo.

Para fazer um contrato de namoro, basta os interessados procurarem o tabelião de notas de sua preferência. O valor da escritura no Estado de São Paulo é R$ 406,35 mais o ISS (Imposto Sobre Serviço) relativo a cada município.



5 Motivos para lavrar um contrato de namoro


Meio de Prova

O contrato de namoro é uma importante prova para atestar que a união se trata apenas de um namoro. Se formalizada por escritura pública possui ainda maior credibilidade, pois o tabelião de notas possui fé pública para atestar as declarações feitas em sua presença, sem a necessidade de testemunhas.

Proteção

O contrato de namoro feito por escritura pública constitui prova robusta para que o relacionamento não seja atingido pelos efeitos gerados pela união estável (partilha de bens, pensão, direitos sucessórios em caso de falecimento, entre outros).

Igualdade

Casais do mesmo sexo também podem fazer o contrato de namoro em cartório, pois os efeitos da união estável também poderão ser aplicados às relações homoafetivas.

Agilidade

Os namorados devem comparecer ao cartório de notas com os seus documentos pessoais e o contrato de namoro será feito com rapidez e sem burocracia.

Perenidade

Com a escritura pública, não há risco do casal de namorados perder ou extraviar o contrato de namoro, uma vez que é possível obter uma segunda via (certidão) do documento a qualquer tempo.

Assessoria/Divulgação
+ VEJA TAMBÉM

Serviços online do Poupatempo e do Detran estão mantidos neste feriado

O Detran.SP mantém à disposição do cidadão 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação

Bombeiros alertam sobre casos de queimadas na cidade

O Tenente Rodrigo dos Santos esteve em nosso estúdio nesta terça (12) e orientou sobre essas ocorrências.

Isolamento social em São Paulo é de 59%, aponta SIMI-SP

Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas adotadas No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

Estudo em parceria com a Unesp de Botucatu prevê pandemia mais forte no interior de SP em três semanas

Parceria da universidade com Centro de Contingenciamento da Secretaria Estadual da Saúde também mostrou que o interior paulista está a 3 semanas 'atrás' da capital na evolução dos casos

Doria vai prorrogar período da quarentena no estado de SP

Governador de São Paulo deve anunciar detalhes da ampliação na coletiva desta sexta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes. Essa é a segunda prorrogação da quarentena desde o decreto foi publicado

Lives: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Chitãozinho e Xororó e mais shows para ver de casa

Chitãozinho e Xororó, Fagner, Dennis DJ, Raí Saia Rodada com Luan Estilizado, Solange Almeida com Marcia Fellipe, Guilherme Arantes, Rodriguinho e outros tocam ao vivo; veja lista.

» Veja a lista completa