03 de Junho de 2020
14º/27º
ENTRETENIMENTO » COMPORTAMENTO

Nova função do Instagram promete chacoalhar o mercado digital

Trata-se de uma função desenvolvida exclusivamente para a publicação de vídeos de até uma hora

O Instagram acaba de marcar um gol de placa ao desenvolver mais uma função que promete movimentar o mercado digital: o Instagram Television (IGTV). Trata-se de uma função desenvolvida exclusivamente para a publicação de vídeos de até uma hora. Até hoje, o limite máximo de tempo era de um minuto para as publicações no feed.

A nova ferramenta, que pode ser usada dentro do próprio aplicativo – um ícone de televisão foi inserido no canto superior direito da tela, o que me faz lembrar que estamos diante de uma nova forma de ver TV – ou em um App independente, tem como foco principalmente os criadores de conteúdo com conta verificada, ou seja, com aquele "check" azul ao lado do nome que identifica os perfis.

Isso demonstra o claro objetivo do Instagram de estreitar os laços, leia-se negócios, com influenciadores, celebridades e marcas, que trazem para a rede (e para os próprios Instagramers) diversas oportunidades e cifras vultuosas. Aliás, bastou a atualização para vários deles já anunciarem novas ações para o IGTV. Vale lembrar que os usuários comuns, diga-se de passagem, também foram contemplados com a novidade, só que com um tempo bem menor, é claro: apenas 10 minutos.

Um dos motivos pelos quais o IGTV chama a atenção é que ele veio para concorrer diretamente com outro gigante do setor, o Youtube. Para isso, o Instagram lançou mão de alguns recursos, a começar pela disposição do vídeo, que deve ser feito na vertical, seguindo a linha de uso do smartphone. O Youtube já havia feito isso recentemente, quando permitiu que as postagens fossem feitas em seu App na vertical, acabando com o dilema dos usuários que queriam assistir a um vídeo em tela cheia nessa posição, mas tinha de posicionar o celular na horizontal.

Outra novidade é a definição dos vídeos, que passam a ter 4k, conferindo à imagem alta resolução. Isso só reforça que a estratégia de criação de vídeos para serem consumidos no celular tem tudo para ser cada vez mais profissional e, portanto, promissora. Agora mais do que nunca é possível gerar conteúdos de excelente qualidade para as empresas, sem que para isso elas precisem fazer altos investimentos na criação, desenvolvimento e veiculação dos mesmos. Vale lembrar que, por enquanto, os vídeos do Youtube possuem resolução HD de, no máximo, 1080p, bem inferior ao da IGTV, o que, com certeza, vai forçar a concorrente a apresentar melhorias nesse quesito.

Esses pontos, por si só, têm tudo para impactar a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo na internet e também a geração de novos negócios. A briga promete ser boa, o que é ótimo para o mercado. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

*Denis Casita é especialista em Marketing Digital e CEO da Performa Web. Graduado em Administração para Internet pela FIAP, possui especializações na área de Marketing Online, Análise e Planejamento Financeiro, Técnicas de Feedback e Liderança pela FIA, além de ser Especialista em Search Marketing. Fundou a Performa Web quando tinha apenas 22 anos, e conduz o trabalho de sua equipe com uma carteira de mais de 40 clientes, como a Barred's, Submarino Viagens, CVC, Fnac, Ri Happy Brinquedos e Nike. A empresa já acumula as certificações Google Partner Premier e Bing Elite.


Instagram Television (IGTV) é uma função desenvolvida para a publicação de vídeos de até uma hora


Denis Casita
+ VEJA TAMBÉM

Serviços online do Poupatempo e do Detran estão mantidos neste feriado

O Detran.SP mantém à disposição do cidadão 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação

Bombeiros alertam sobre casos de queimadas na cidade

O Tenente Rodrigo dos Santos esteve em nosso estúdio nesta terça (12) e orientou sobre essas ocorrências.

Isolamento social em São Paulo é de 59%, aponta SIMI-SP

Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas adotadas No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

Estudo em parceria com a Unesp de Botucatu prevê pandemia mais forte no interior de SP em três semanas

Parceria da universidade com Centro de Contingenciamento da Secretaria Estadual da Saúde também mostrou que o interior paulista está a 3 semanas 'atrás' da capital na evolução dos casos

Doria vai prorrogar período da quarentena no estado de SP

Governador de São Paulo deve anunciar detalhes da ampliação na coletiva desta sexta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes. Essa é a segunda prorrogação da quarentena desde o decreto foi publicado

Lives: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Chitãozinho e Xororó e mais shows para ver de casa

Chitãozinho e Xororó, Fagner, Dennis DJ, Raí Saia Rodada com Luan Estilizado, Solange Almeida com Marcia Fellipe, Guilherme Arantes, Rodriguinho e outros tocam ao vivo; veja lista.

» Veja a lista completa