07 de Junho de 2020
16º/24º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

'Distantes sim, isolados, não': Alunos da rede municipal receberão material para estudo em casa

Projeto 'Distantes Sim, Isolados Não: Família + Escola, Uma Parceria que Dá Certo!', distribuirá kits para alunos continuem estudos de casa

Os alunos da rede municipal de educação de Tupã receberão kits com material pedagógico e de orientação aos pais para ensino domiciliar durante o período de quarentena pelo Coronavírus (Covid-19).

Esta ação dará início ao Projeto "Distantes Sim, Isolados Não: Família + Escola, Uma Parceria que Dá Certo!”, para que os alunos possam dar continuidade aos estudos sem no período de suspensão das aulas.

Os materiais pedagógicos serão emprestados pelas escolas aos pais, com o intuito de garantir o cumprimento da carga horária letiva prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96).

O material do Sistema de Ensino SESI (Movimento do Aprender) deverá ser retirado de 27 a 30 de abril, conforme agenda organizado e divulgada pela direção, nas Escolas de Educação Infantil (apenas pré-escola) e Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Para levar o material para os filhos, os pais devem assinar um termo de responsabilidade sobre o que foi emprestado.

As escolas de Segundo Turno e creches não disponibilizarão material impresso para retirada. As aulas serão totalmente on-line, sendo assim, os professores disponibilizarão o conteúdo via Whatsapp.

De acordo com o secretário de Educação, professor Valdir Berti no primeiro momento, serão enviadas atividades suficientes para um período de 15 dias de aulas remotas.

"Os professores e toda equipe das escolas estarão à disposição para prestar informações aos pais, para assegurar que o estudo em casa seja de qualidade, sem sobrecarregar as nossas crianças”, explicou.

Os pais deverão seguir as orientações e, em caso de dúvidas, poderão recorrer aos plantões de atendimentos nos horários estipulados pelos professores de cada classe, e apenas em último caso fazer agendamento para encontros presenciais nas escolas.

"Quando voltarmos ao período de aulas presenciais, caberá ao professor retomar as propostas e dar andamento ao processo de ensino, propondo ações de recuperação caso seja necessário”, explicou Valdir.

O professor afirmou que os professores serão orientados a criar grupos no Whatsapp para atendimento aos pais. "Eles podem gravar áudios diários de direcionamento das atividades propostas e os pais devem incentivar os filhos a fazer o que foi estipulado diariamente, reestabelecendo a rotina de estudos”.

As aulas remotas contarão como dias letivos. A Rede Municipal de Tupã estava com as atividades suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do Coronavírus. A Secretaria de Educação havia previsto retorno para quarta-feira (22), pois antecipou o período de férias e o recesso escolar para que a não precise recorrer a reposição dos dias letivos posteriormente.

Assessoria
+ VEJA TAMBÉM