06 de Junho de 2020
16º/24º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Alunos do município atendidos pelo Bolsa Família irão receber kit alimentação

Cozinha Piloto está fazendo a separação dos alimentos e escolas farão a distribuição.

As famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Tupã, que estejam em situação de vulnerabilidade social, receberão repasse dos gêneros alimentícios adquiridos por meio do Programa Nacional de Abastecimento das Escolas (PNAE).

Os alimentos foram separados em kits pela Cozinha Piloto e estão sendo distribuídos pelas escolas aos responsáveis pelos alunos da rede pública municipal cadastrados no CadÚnico e Bolsa Família.

A Cozinha Piloto já entregou os kits em algumas escolas. A partir dessa quarta-feira (29) apenas os alunos contemplados matriculados das escolas EMEIEF Jardim Nossa Senhora de Fátima, EMEIEF "Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo”, EMEIEF "Professor Osmar Genovez”, EMEIEF "Professor Altino Martinez” (Universo), EMEIEF "Professor Gino Bolognesi” (Parnaso), CMEI "Soledad Sanches Modelli”, CMEI "Manoel Campos Ruiz” e CMEI Núcleo (Soledad Modelli) poderão retirar os kits.

Os responsáveis por alunos matriculados nas demais escolas devem esperar a liberação do novo cronograma. "Em breve divulgaremos mais detalhes do processo de distribuição dos kits. Pedimos a compreensão dos responsáveis pelos alunos em aguardar a estruturação do cronograma. Com calma, todas as crianças com maior escassez no acesso a alimentos serão beneficiadas”, concluiu o secretário de Educação, Professor Valdir Berti.

A distribuição desses gêneros alimentícios será possível em virtude do decreto municipal nº 8.753, assinado no dia 22 de abril pelo prefeito Caio Aoqui.

"Muitos dos nossos alunos estão cadastradas no Bolsa Família e em outros programas assistenciais. Com a montagem dos kits, nossa intenção foi reduzir os danos às crianças em situação de insegurança alimentar que em muitos casos tinham a merenda escolar como melhor oportunidade de uma boa refeição”, afirmou o prefeito.

Com a revogação da volta às aulas presenciais, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Educação, pôs em prática as autorizações previstas na Lei Federal 13.987/2020 e na Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de transferência imediata dos alimentos apenas para as famílias cadastrados no CadÚnico e Bolsa Família.

A administração pública também adiou o retorno às aulas presenciais, e lançou o projeto "Distantes Sim, Isolados Não. Família + Escola: Uma Parceria que Dá Certo”, com a entrega de atividades para que as crianças retomem o processo de aprendizagem em casa.

Valdir lembra que essas duas estratégias foram traçadas em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), como forma de evitar o comprometimento da carga horária do calendário escolar, e de apoiar as famílias para que possam superar esse momento de vulnerabilidade.


A Cozinha Piloto já entregou os kits em algumas escolas.


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM