03 de Agosto de 2021
20º/30º
Notícias - Educação

Educação registra 42% de alunos alfabetizados no primeiro semestre letivo

No início do ano letivo, apenas 13% deles atingiam os resultados de leitura e escrita esperados para a faixa-etária.

Com o engajamento de gestores, professores, pais e alunos, a Secretaria de Educação registrou no fechamento do primeiro semestre de 2021 a alfabetização de 42% dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.

No início do ano letivo, apenas 13% deles atingiam os resultados de leitura e escrita esperados para a faixa-etária. De acordo com a Chefe de setor da Escola Municipal do Ensino Fundamental, Angélica Quiqueto, os avanços são significativos e derivam de um trabalho estruturado e muito bem organizado, com condições didáticas adequadas para garantir uma aprendizagem efetiva e a construção de conhecimento.



"Nossas aulas remotas foram estruturadas com objetivo de trazer mais qualidade para o ensino. Contamos também com as aulas síncronas, uma estratégia muito assertiva da Seduc, que ajudou a melhorar a aprendizagem dos alunos, além de trazer a interação que é essencial para a troca de saberes", declarou.

Além das aulas regulares, a Rede Municipal conta com adequação curricular, e reforço intensivo para os alunos que apresentam maiores dificuldades. Essas aulas acontecem no contraturno em grupos on-line previamente planejado pelos professores.

A plataforma Google For Education, adquirida pela administração municipal de Tupã, também possui ferramentas que elevaram a prática pedagógica com o uso da internet. "Com a vinda dela organizamos uma formação continuada aos professores da rede para dar mais clareza sobre as ferramentas e usos das infinitas possibilidades apresentadas, além de atender individualmente as demandas específicas de cada profissional com dias e horários preestabelecidos", explicou Angélica.

O percentual de participação nas aulas remotas é alto graças à parceria entre escola e família. No entanto, segundo o secretário de Educação, professor Valdir Berti, um trabalho de monitoramento constante e de busca ativa é realizado para que não haja evasão.

"Nem todos os alunos dispõem de acesso direto à internet. Eles são acompanhados pelos professores através de planejamento, recebem áudios com orientações e também há o envio de materiais impressos", afirmou.

Nesta semana, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Educação e do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, decidiu prorrogar o retorno às aulas presenciais por mais 60 dias, em relação à data estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo. De acordo com o prefeito Caio Aoqui, o compromisso da prefeitura é de manter um alto nível educacional sem deixar de pensar na segurança dos trabalhadores e das crianças.

"Todo resultado positivo deriva de ações conjuntas. Fico muito feliz por saber que o trabalho realizado por nossas escolas continua com a mesma seriedade e responsabilidade por parte dos gestores e professores da Seduc", finalizou o prefeito.
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM