26 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Rede municipal de ensino tem queda no IDEB

Em 2019, o índice caiu para 6.6 e a meta projetada era de 6.7.

A rede municipal de educação registrou um recuo no indicador de qualidade do governo federal no ensino fundamental.

Em 2017, foi registrado um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6.8, ante 6.1 em 2015, em uma escala que vai de 0 a 10. A meta prevista para o ano era 6.4. Em 2019, o índice caiu para 6.6 e a meta projetada era de 6.7.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O TupaCity.com tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação sobre o recuo mas até o momento não obteve retorno.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM