04 de Dezembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

SP reabre escolas em teste para a volta efetiva às aulas

Apesar da autorização de reabertura dada pelo governo estadual para instituições do ensino infantil ao superior, prefeituras têm autonomia para definir volta às aulas.

Mais de 6 meses desde que o governo de São Paulo anunciou a suspensão do ensino presencial para conter a disseminação do novo coronavírus, instituições de ensino públicas e privadas do estado poderão reabrir a partir desta quarta-feira (7) para aulas regulares de alunos do ensino infantil ao superior.

A autorização do governo vale para todo estado, pois todos os municípios estão há pelo menos 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização econômica. No entanto, cada prefeitura tem autonomia para decidir se irá reabrir ou não, e se será oferecido o ensino regular ou apenas atividades extracurriculares. Caso a gestão municipal autorize, cada escola pode optar por retomar as atividades agora ou não.

Em todo o estado, 361 das 5.100 escolas estaduais tinham programado reabrir nesta quarta, segundo o governo. Somadas as 339 unidades que já haviam sido abertas em 8 de setembro, quando o governo de São Paulo autorizou que instituições de ensino das redes privada e pública oferecessem aulas de reforço escolar, tutoria e atividades esportivas, o número vai a 700 escolas, 13,7% do total.

Ensino Médio e EJA

Apesar de permitir o retorno do Ensino Infantil e Fundamental para as redes municipal e particular, a estadual irá retomar apenas as aulas regulares do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta quarta (7). A volta dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual só deve acontecer em 3 de novembro.
G1
+ VEJA TAMBÉM