21 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Volta às aulas em outubro? Prefeitura de Tupã faz pesquisa com pais

Dos pais de alunos da creche ao 5º ano, apenas 10% concordam com o retorno das aulas presenciais

A Prefeitura de Tupã realizou uma pesquisa com os responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino para avaliar a possibilidade de retorno às aulas presenciais.

O questionário foi enviado a pais de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais), e Projetos de Contraturno.

De acordo com a Secretaria de Educação, esse levantamento foi feito pois, o governo estadual prevê retomada das aulas presenciais a partir de outubro. Para isso, os municípios devem estar na fase amarela há 28 dias e ouvir o Conselho de Escola, Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus e Conselho Municipal de Educação (CME).

Segundo o secretário de Educação, professor Valdir Berti, o formulário digital foi disponibilizado aos pais ou responsáveis pelo WhatsApp, com prazo para envio da resposta. "O levantamento foi uma amostragem. Dos pais de alunos da creche ao 5º ano, apenas 10% concordam com o retorno das aulas presenciais em setembro”, informou.

Com a hipótese de vacina para a doença, ou se o retorno ocorrer em novembro, o índice de aprovação sobe para 50% entre os pesquisados.

As aulas presenciais foram suspensas no início de março, quando foi publicado decreto de isolamento social. Em Tupã, o recesso foi de 7 a 21 abril, após o término das férias adiantadas, o ano letivo recomeçou de forma online.

Atualmente, as aulas são oferecidas pelo aplicativo de mensagens, e por meio de atividades impressas distribuídas nas unidades para pais que não possuem acesso à internet. Conforme a gestão, o projeto "Distantes sim, isolados não: família + escola uma parceria que dá certo” tem cooperação de 97% dos responsáveis.

"Percebemos que conseguimos estreitar os laços entre a família e a escola. Os pais estão participando mais da vida escolar dos filhos, do que antes da pandemia. E os professores se familiarizaram muito bem às novas tecnologias para promoção da educação”, elogiou Valdir.

Assessoria PMT
+ VEJA TAMBÉM