O Palmeiras garantiu a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista sem precisar entrar em campo no fim de semana. A derrota do Santo André para o Ituano deixou o Verdão com pelo menos a vice-liderança do Grupo D assegurada.
Com 21 pontos, o Palmeiras não pode mais ser ultrapassado pelo Ramalhão, que ficou com 14 pontos e pode chegar no máximo aos 20, caso vença as duas partidas restantes. Os dois melhores classificados de cada chave fazem o confronto pelas quartas de final.
Agora, o Verdão mira a confirmação da liderança da chave e também da classificação geral, que garante a vantagem de jogar em casa nas quartas, semi e a segunda e decisiva partida da final.
O principal rival do Palmeiras neste momento é o São Bernardo, que é o vice-líder do Grupo D e também da classificação geral com 20 pontos, apenas um a menos que o Verdão.
O Palmeiras depende apenas das próprias forças para garantir a liderança do Grupo D e a melhor campanha da primeira fase. Para isso, basta vencer os três jogos restantes, contra Bragantino (casa), Ferroviária (casa) e Guarani (fora).
Para garantir a liderança antecipada do Grupo D na primeira fase, o Palmeiras precisaria contar com dois tropeços em sequência do São Bernardo. O time do ABC paulista volta a campo nesta quarta-feira, contra o Ituano, fora de casa.
A melhor campanha na classificação geral depende, além de tropeços do São Bernardo, de uma combinação de resultados envolvendo São Paulo, Corinthians e Água Santa.
Veja os jogos restantes do Palmeiras na primeira fase do Campeonato Paulista:
10ª rodada: Palmeiras x Bragantino, quarta, às 21h35
11ª rodada: Palmeiras x Ferroviária, domingo, às 18h30
12ª rodada: Guarani x Palmeiras, domingo, às 16h