15 de Julho de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » HOLOFOTES

Sindicato parabeniza comerciários pelo dia da categoria

O Sincomerciários de Tupã e Região também participará da festa estadual para os comerciários com uma caravana de 50 comerciários.

O presidente do Sincomerciários de Tupã e Região, vereador Amauri Mortágua, parabeniza todos os comerciários pelo dia em homenagem à categoria, comemorado hoje. Em nota enviada ao TupaCity.com, Amauri descreve e define sinteticamente o que é ser Comerciário, em um texto muito apreciado e utilizado para a ocasião.

"Comerciário é a síntese das profissões, é ser universal na individualidade, é ser humano, com labor mitológico".

Ele destacou também que o Sincomerciários de Tupã, vem desenvolvendo um trabalho intenso de valorização da categoria profissional e de respeito ao trabalho do comércio desde 2007. Para valorizar a categoria junto à sociedade e lembrar que "atrás de um balcão também bate um coração", a entidade passou a realizar diversas atividades e festividades para os comerciários, entre elas, a grandiosa festa em comemoração ao Dia do Comerciário, com shows e distribuições de valiosos prêmios.

"O Dia 30 de Outubro é a data consagrada ao Comerciário, entretanto muitos não sabem a origem do dia em que se comemora as grandes conquistas do passado e do presente e que hoje permanecem em constante luta pela manutenção dos direitos conquistados", afirmou.

Amauri explica que este dia remete à participação histórica e heroica dos trabalhadores dessa categoria profissional, que, em 1932, marcharam em mais de 5.000 comerciários para o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, onde foram recebidos pelo Presidente Vargas, cuja luta resultou na regulamentação da jornada de trabalho em oito horas diárias e o descanso semanal remunerado, beneficiando todos os trabalhadores brasileiros. Esta data, que já constava em decreto governamental, foi oficializada definitivamente pela Lei Federal 12.790/2013, que regulamentou a profissão de comerciário".

ATIVIDADES ESPECIAIS

A TV Câmara de Tupã convidou o presidente do Sincomerciários de Tupã, vereador Amauri Mortágua, que acompanhado do vice-presidente Celso Bozza e de vários comerciários da cidade participaram do programa especial em homenagem ao "Dia dos Comerciários", no quadro Ponto de Vista.

O programa vai ao ar nesta sexta-feira, após o jornal - TV Câmara Informa, por volta das 19 horas, nos anais 61.3 (sinal aberto e digital) ou canal 10 (TV a Cabo).

Para lembrar a celebração do Dia do Comerciário, o Sincomerciários de Tupã, como em todos os anos, faz a distribuição de panfletos diretamente aos consumidores, em várias cidades de toda Alta Paulista, nos quais destaca o Dia do Comerciário comemorado no dia 30 de outubro, exaltando o papel do comerciário na comunidade, seu valor para o cidadão e faz um apelo ao consumidor - o de que parabenize o comerciário neste dia.

O Sincomerciários de Tupã e Região também participará da festa estadual para os comerciários. Com uma caravana de 50 comerciários, das cidades de Tupã, Adamantina, Osvaldo Cruz, Flórida Paulista, Inúbia Paulista e Bastos, o Sincomerciários de Tupã participará amanhã do evento estadual a ser realizado no Centro de Lazer em Avaré, promovido pela Fecomerciários, presidida por Luiz Carlos Motta.

O evento tem como objetivo festejar o Dia do Comerciário e contará com a participação de mais de 2.000 comerciários de todo o estado de São Paulo. O Governador Geraldo Alckmin confirmou presença na festividade, bem como o apresentador Ratinho. O congraçamento vai durar o dia todo, a animação ficará por conta de shows, recreação, DJs e da apresentação do cantor Alexandre Pires.


Presidente do Sincomerciários Amauri Mortágua.


Assessoria Sincomerciários
+ VEJA TAMBÉM