03 de Outubro de 2022
20º/30º
Notícias - Local

16ª NipponFest será realizada em setembro

Serão quatro semanas seguidas de feiras e festivais: Circuito Sesc de Artes, 1º AmendoFest, 1º Festival do Folclore, 16ª NipponFest e a Feira. Prefeitura ainda não se pronunciou sobre realização da Exapit, prevista para acontecer em outubro deste ano



Os meses de agosto e setembro terão novas atrações no calendário oficial do município. Nesta terça-feira (9), durante coletiva de imprensa, a Prefeitura de Tupã fez o anúncio de cinco eventos que serão realizados na Praça da Bandeira. O Poder Público, junto com parceiros, organizará o Circuito Sesc de Artes, 1º AmendoFest, 1º Festival do Folclore, 16ª NipponFest e a Feira de Profissões.

Essa é a primeira vez que a prefeitura elabora cinco eventos, importantes para o município, em sequência. Serão quatro semanas seguidas de feiras e festivais, que prometem movimentar o comércio, turismo, cultura, educação e o desenvolvimento econômico da cidade.

Para o subsecretário de Cultura, Luís Carlos Sanches, a retomada dos eventos são importantes para o progresso da cidade e, no dia 19 de agosto, o Circuito Sesc de Artes dará início à sequência de festividades. "O Circuito Sesc é uma caravana de artistas que passam por algumas cidades, então teremos teatro, dança, música, cinema e um grande show com Ana Cañas, interpretando músicas do Belchior. Vai ser uma grande festa das 16h às 22h".

Seis dias após receber o Circuito Sesc, a prefeitura realiza a primeira edição do AmendoFest. A estreia do evento busca estimular e dar visibilidade para o setor do amendoim, conforme explicou o secretário de Governo, Gabinete e Turismo, César de Faria. "É um evento que estamos iniciando com o propósito de fomentarmos a cultura do amendoim na nossa região. Ele acontecerá de 25 a 27 de agosto e teremos expositores, atrações artísticas, praça de alimentação, brinquedos e a tradicional Feira de Artesanato".

Toda praça de alimentação da 1ª AmendoFest será composta por entidades sociais. Ao todo, 11 instituições venderão os alimentos no evento e todo o lucro será revertido para as mesmas. "Essa é uma oportunidade de auxiliar as entidades sociais do nosso município, pois há tanto tempo elas estão sem realizar seus eventos, mas os trabalhos não pararam. Cada instituição vai vender um tipo de alimento diferente", ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim.

Além do AmendoFest, outra estreia no calendário oficial do município será o Festival do Folclore, que acontecerá do dia 1 a 3 de setembro. O evento é voltado, principalmente, às crianças, e busca resgatar a identidade social brasileira e mostrar a cultura do país aos jovens, através de apresentações de danças, cantos e histórias. "A gente pede para que a população compareça à Praça da Bandeira e prestigie as apresentações", destacou Charles dos Passos, presidente do Instituto Luiz Bertazonni de Arte e Cultura, parceiro do evento.

Do dia 8 a 10 de setembro, um evento tradicional no município retorna após dois anos sem ser realizado: o NipponFest. O presidente da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert), Emerson Iwami, destacou que a 16ª edição da festividade reunirá músicas, danças e comidas tradicionais por três dias.

Para encerrar a sequência de eventos, a prefeitura organiza, em parceria com as faculdades do município, a 3ª edição da Feira de Profissões. De acordo com o secretário de Educação, professor Valdir Berti, a feira busca mostrar aos jovens do Ensino Médio, as instituições que há na cidade e as oportunidades que são oferecidas. "As instituições vão mostrar seus cursos e divulgar que existem diversos auxílios e bolsas de estudo para ajudar os alunos a se manterem na faculdade. Queremos dar oportunidade aos jovens de estudarem".

Tupã anuncia eventos para os meses de agosto e setembro de 2022 - Foto: Prefeitura de Tupã
Tupã anuncia eventos para os meses de agosto e setembro de 2022 - Foto: Prefeitura de Tupã


O vice-prefeito Renan Pontelli comentou sobre a sequência de eventos e afirmou que "após várias reuniões com o prefeito e todo o secretariado, definiu-se um calendário extremamente importante para nossa cidade e região. É um momento para agradecermos todos que estão colaborando para que esses eventos aconteçam, e quero convidar toda a população para prestigiarem essas festividades".

Quem também solicitou a presença da população nas próximas feiras e festivais foi o prefeito Caio Aoqui, que destacou que todo o Poder Público está motivado com a retomada dos eventos. "A gente sabe que essa mobilização é de diversas entidades, secretarias, setores e a Câmara Municipal, todos trabalhando juntos para que nossa cidade promova essas atividades. Estamos retomando e a população tem gostado, e todos estão motivados para que consigamos realizar esses eventos".
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM